Equipe de Nutrição aborda técnicas para uma amamentação eficiente na Maternidade Lourdes Nogueira

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Além das informações sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento salutar dos recém-nascidos, a equipe técnica de Nutrição da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira também realiza a exposição didática das técnicas para a postura e a conexão do bebê na mama que, em muitos casos, se revela um problema para que a amamentação seja realmente eficiente.

A programação ocorre frequentemente para atender ao fluxo das parturientes que são atendidas na unidade.
“A importância da informação correta é fundamental sobretudo para as que dão à luz a primeira vez. Nem todas tem alguém para fornecer as informações e as dicas práticas para facilitar esse processo que, além de nutricional, é essencial para os vínculos afetivos entre a mãe e o bebê”, ressalta a supervisora de Nutrição da Maternidade, Greice Milena Reis.

Didática e Prática

Uma das dificuldades recorrentes aprtesentadas pelas parturientes, sobretudo as menos experientes, refere-se à “pega” do bebê na mama, que é o perfeito encaixe da boca do filho no seio da mãe. Para explicitar melhor como funciona o processo, as profissionais de Nutrição utilizam mamas de tricô e um boneco para simular todo o procedimento, tirando as dúvidas na prática e no leito das pacientes.

“Nós abordamos e acompanhamos todas as parturientes, caso a caso e, detectando alguma dificuldade, iniciamos o processo da abordagem informativa, explicando todos os mecanismos correlatos ao comportamento e posicionamento da criança, fazendo na prática, com a própria mãe. Isso não sendo possível, realizamos a demonstração com as mamas de tricô e um boneco simulando a criança”, explica a supervisora.

Ainda segundo Greice, a orientação de forma continuada das puérperas durante o internamento aumenta as chances de sucesso da amamentação. “A posição adequada garante um lacre perfeito entre a boca e a mama. Uma “má pega” pode gerar fissuras na mama e dificuldades no esvaziamento, levando a uma diminuição da produção do leite e ganho de peso insatisfatório para o recém-nascido”, justifica.

Uma recomendação importante, correlata à amamentação, é quanto a evitar, sempre que possível, a utilização de chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo, que podem prejudicar a respiração e a fala dos bebês e, futuramente, poderá modificar o posicionamento dos dentes da criança.

Sinais que a “pega” do bebê está adequada:

  • Boca bem aberta
  • Lábios virados para fora
  • Queixo tocando o peito da mãe
  • Bochecha redonda (cheia)
  • A língua do bebê deve envolver o bico do peito
Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais