Além das informações sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento salutar dos recém-nascidos, a equipe técnica de Nutrição da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira também realiza a exposição didática das técnicas para a postura e a conexão do bebê na mama que, em muitos casos, se revela um problema para que a amamentação seja realmente eficiente.
A programação ocorre frequentemente para atender ao fluxo das parturientes que são atendidas na unidade.
“A importância da informação correta é fundamental sobretudo para as que dão à luz a primeira vez. Nem todas tem alguém para fornecer as informações e as dicas práticas para facilitar esse processo que, além de nutricional, é essencial para os vínculos afetivos entre a mãe e o bebê”, ressalta a supervisora de Nutrição da Maternidade, Greice Milena Reis.
Didática e Prática
Uma das dificuldades recorrentes aprtesentadas pelas parturientes, sobretudo as menos experientes, refere-se à “pega” do bebê na mama, que é o perfeito encaixe da boca do filho no seio da mãe. Para explicitar melhor como funciona o processo, as profissionais de Nutrição utilizam mamas de tricô e um boneco para simular todo o procedimento, tirando as dúvidas na prática e no leito das pacientes.
“Nós abordamos e acompanhamos todas as parturientes, caso a caso e, detectando alguma dificuldade, iniciamos o processo da abordagem informativa, explicando todos os mecanismos correlatos ao comportamento e posicionamento da criança, fazendo na prática, com a própria mãe. Isso não sendo possível, realizamos a demonstração com as mamas de tricô e um boneco simulando a criança”, explica a supervisora.
Ainda segundo Greice, a orientação de forma continuada das puérperas durante o internamento aumenta as chances de sucesso da amamentação. “A posição adequada garante um lacre perfeito entre a boca e a mama. Uma “má pega” pode gerar fissuras na mama e dificuldades no esvaziamento, levando a uma diminuição da produção do leite e ganho de peso insatisfatório para o recém-nascido”, justifica.
Uma recomendação importante, correlata à amamentação, é quanto a evitar, sempre que possível, a utilização de chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo, que podem prejudicar a respiração e a fala dos bebês e, futuramente, poderá modificar o posicionamento dos dentes da criança.
Sinais que a “pega” do bebê está adequada:
- Boca bem aberta
- Lábios virados para fora
- Queixo tocando o peito da mãe
- Bochecha redonda (cheia)
- A língua do bebê deve envolver o bico do peito