Na última terça-feira (6), completou-se um ano desde que o contrato entre a Prefeitura de Itaquaquecetuba e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) foi assinado, dando início ao trabalho de gestão das duas unidades de urgência e emergência da cidade, a UPA e o CS Adulto. Nesse período, o INTS realizou alterações no modo de operação das unidades e conseguiu elevar os índices de satisfação com os serviços para cerca de 90%.

Durante esse ano, foram realizados aproximadamente 400 mil atendimentos nas duas unidades, sendo 193.279 no CS (média de 18.772 por mês) e 206.489 na UPA (média de 17.571 por mês). Apesar do alto volume de pessoas atendidas, os serviços têm mantido altas taxas de aprovação, com médias mensais de 89% no CS e 98% na UPA entre junho de 2022 e abril de 2023. Além disso, nos primeiros 12 meses em Itaquá, o INTS venceu a licitação para administrar o recém-inaugurado CSI (Centro de Saúde Infantil), tornando-se responsável por todas as unidades municipais de pronto-atendimento.

Para celebrar a data, a unidade realizou uma cerimônia com a presença da banda da Guarda Municipal da cidade. Ao ser questionada sobre a responsabilidade que têm nas mãos, a Gestora Operacional do INTS em Itaquá, Silvia Herranz, falou sobre a deficiência histórica que os itaquaquecetubenses enfrentam no quesito “pronto-atendimento”.

“A gente percebe, de fato, a carência pregressa da população, que faz com que tenhamos crianças sem atenção básica, por exemplo, idosos com comorbidades sem tratamento, e isso, infelizmente, faz com que essas pessoas precisem de unidades de urgência e emergência como as nossas. Então, aqui temos o reflexo de um passado onde as unidades precisavam de atenção, infraestrutura e uma equipe adequada”, explicou.

Segundo ela, para alcançar os bons resultados nas pesquisas de aprovação, foi necessário fazer mudanças estruturais e requalificar a mão de obra existente, além de contratar novos profissionais. Além disso, o NEP (Núcleo de Educação Permanente) foi instalado para realizar treinamentos constantes com os colaboradores. Silvia também comemorou o que chamou de “casamento” entre a organização social e o poder público municipal, destacando-o como peça-chave para o trabalho realizado: “Esse casamento entre a gestão municipal e a organização social nos permite realizar um trabalho árduo, mas cada vez melhor.”