Instituto Nacional de Tecnologia em Saúde (INTS) comemora os primeiros 12 meses na gestão dos serviços no município, com índices de satisfação de 98%

Em 6 de junho de 2023 o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) celebra o primeiro ano de parceria com a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba para gestão de serviços de saúde, com excelentes números que reforçam o avanço no atendimento em saúde no município. Em 12 meses, o trabalho resultou na qualificação do atendimento com índices de satisfação da população atingindo 98% em relação aos serviços prestados.

Há exatamente um ano o INTS assumiu oficialmente, o gerenciamento das unidades de urgência e emergência da cidade de Itaquaquecetuba, ficando responsável pela demanda de atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, no Centro de Saúde (CS) 24h e no Centro de Saúde Infantil (CSI). As três unidades atenderão cerca de 44 mil pessoas todos os meses e mais de 350 pessoas foram contratadas para trabalhar nessas unidades.

Neste período foram realizados 206.489 atendimentos no Centro de Saúde (CS) 24h e 193.279 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, uma média de mais de 18 mil atendimentos por mês em cada estabelecimento. A maior parte das solicitações de atendimentos médicos, tanto no CS 24h quanto na UPA 24h, são para clínico geral, seguidos de pediatria, ortopedia e traumatologia. “O aumento de atendimentos médicos nas unidades é fruto desses 12 meses de trabalho com amadurecimento da equipe, sobretudo assistencial. Com o valor individual de cada um e o trabalho em equipe de todos, conseguimos contribuir com um serviço de saúde pública cada vez melhor para a população”, destacou Silvia Herranz, Gestora Operacional INTS em Itaquaquecetuba.

A última pesquisa de satisfação do usuário, realizada pelo INTS entre abril e junho deste ano, apontou índices de 89% para o CS 24h e 98% para a UPA 24h. De acordo com o gerente administrativo da UPA 24h, Mário Neto, a alta taxa de aprovação vem acompanhada de bons números de atendimento, mostrando que a demanda da população não apenas está sendo respondida, como o trabalho tem sido realizado com excelência.

Ele explica que os números são reflexos das mudanças estruturais e assistenciais promovidas ao longo desses 12 meses, como a otimização do tempo de atendimento e algumas melhorias nos fluxos possibilitando que os problemas fossem resolvidos e sanados de forma imediata. “O resultado de todo esse engajamento é a confiança do morador de Itaquaquecetuba ao buscar os serviços 24h, tendo a certeza que vai encontrar profissionais, mas principalmente um tratamento digno e humanizado”, destaca Mário Neto.

Centro de Saúde Infantil

Integrado ao contrato de gestão em serviços de saúde com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o INTS atende ainda o Centro de Saúde Infantil, inaugurado no início de setembro na cidade. Em poucos meses de operação, a unidade também já apresenta números que refletem a dedicação de seus colaboradores e a confiança dos usuários no novo serviço de saúde para as crianças.

Nos últimos 9 meses, foram realizados na unidade 61.129 atendimentos médicos, uma média de 6.792 pacientes por mês. Pesquisa recente realizada junto aos usuários revelou que a aprovação da população ao serviço é de 94,25%. O Centro de Saúde Infantil tem capacidade para realizar mais de seis mil atendimentos por mês, 24 horas por dia, para população de 0 a 14 anos.

Programação
Para comemorar a data, em 6 de junho, o INTS realizou uma programação especial para todos os colaboradores. O encontro aconteceu na UPA 24h, com café da manhã, seguido de painel com exposição das ações realizadas no primeiro ano de contrato. À tarde, a celebração contou com a presença da Banda da Guarda Municipal, coffee break e entrega de lembrancinhas para todos os colaboradores das unidades de saúde.


Sobre o INTS

O INTS – O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) é uma organização social sem fins lucrativos, certificada pelo CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área de Saúde, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades nas áreas de Saúde no Brasil.

Com perfil multidisciplinar, o INTS, desde a sua criação, vem trabalhando de forma integrada com o setor empresarial, promovendo as melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de Saúde, Educação e Assistência Social nas esferas municipal, estadual e federal, oferecendo serviços de mais alto nível para toda a comunidade. Atuar de forma sustentável e duradoura tem sido a principal vertente do INTS nessas áreas, que necessitam de um alto desenvolvimento tecnológico para atendimento da demanda do país.