Junho Vermelho: UPA Estadual de Feira de Santana mobiliza colaboradores em campanha de doação de sangue

16 de junho de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

Na manhã desta quinta-feira, dia 15 de junho, a UPA Estadual de Feira de Santana, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), promoveu uma ação alusiva à campanha Junho Vermelho. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e mobilizar os colaboradores da unidade para se engajar nessa causa tão nobre. A maioria dos funcionários vestiu roupas vermelhas em apoio à campanha, criando um ambiente temático e envolvente. O evento foi organizado pelo grupo de trabalho humanizado da UPA Estadual de Feira de Santana, visando à promoção e incentivo à doação de sangue na cidade.

O evento contou com a participação especial da psicóloga Izabete Sena, coordenadora do Hemoba de Feira de Santana. Em sua palestra, Izabete parabenizou as ações realizadas na UPA Estadual de Feira de Santana, afirmando que elas servem para despertar o ato solidário nas pessoas e criar nelas o desejo de doar sangue. Ela destacou que o mês de junho é crítico, pois as doações tendem a diminuir, e aproveitou a oportunidade para conscientizar o público sobre a importância de contribuir com essa causa. “Este mês é bastante crítico, pois as doações tendem a diminuir, e nessas visitas que realizamos durante a campanha Junho Vermelho temos a oportunidade de falar um pouquinho da importância da doação de sangue. A quantidade de sangue na unidade atualmente é crítica, a demanda é sempre maior do que temos em estoque. Existe sempre um grande desfalque, trabalhamos sempre na dificuldade, não temos nunca um uma quantidade segura”, afirmou Izabete.

Durante o evento, foi montado um stand informativo para orientar e esclarecer dúvidas sobre a doação de sangue, além de atividades lúdicas esclarecendo dúvidas sobre o ato de doação. “Sabemos que o sangue é indispensável no tratamento de diversas doenças e principalmente para aqueles que necessitam fazer algum tipo de cirurgia. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de doação, os requisitos necessários e os benefícios que essa atitude solidária proporciona tanto para quem doa quanto para quem recebe o sangue doado. Além disso, foram distribuídas lembrancinhas como forma de agradecimento pela participação e incentivo à doação de sangue”, informou Isabel Rocha do Grupo de Humanização da UPA.
A participação expressiva dos colaboradores e o engajamento da equipe demonstraram o comprometimento e a sensibilidade desses profissionais em relação à causa da doação de sangue. Para Isabel Rocha, “a iniciativa realizada na UPA Estadual de Feira de Santana durante o Junho Vermelho busca sensibilizar a comunidade e despertar o espírito solidário, confiante para suprir a demanda de sangue e garantir que os estoques estejam sempre seguros. A ação reforça a importância de se tornar um doador regular e mostra que a doação de sangue é um gesto de amor e solidariedade que pode salvar vidas”.