Saca: Colaboradores do INTS realizam visita técnica à Usina Elevatória de Pedreira em SP

21 de junho de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

No mês dedicado ao meio ambiente, as unidades de saúde sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) na região Saca, em São Paulo, têm se destacado com uma série de ações voltadas à conscientização ambiental. No dia 7 de junho, colaboradores de cada Unidade Assistencial representaram seus serviços por meio de uma visita técnica à EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A, mais especificamente na Usina Elevatória de Pedreira. O objetivo foi vivenciar a rotina da usina, compreender sua importância para o município de São Paulo e para o abastecimento de água nas áreas de atuação do INTS, além de promover a educação ambiental e ampliar o conhecimento sobre a correlação entre saúde pública e preservação hídrica. Ao todo, 70 colaboradores participaram da visita.

A iniciativa teve como propósito provocar reflexões nos participantes, tanto como cidadãos que habitam essas áreas, quanto como profissionais da saúde, visando promover o conceito de sustentabilidade e os indicadores de saúde ambiental. “Fiquei impressionada. Foi um aprendizado e tanto! Ver como funciona aquelas usinas e o papel de cada um foi demais! Fora a paisagem que fomos presenteados no final, muito bom!”, afirmou Giovana Aparecida dos Santos, Auxiliar de Farmácia na UBS/ESF Jd. Novo Pantanal, que participou da visita.

O INTS tem sido atuante na região do SACA ao promover ações voltadas à sustentabilidade. Entre as principais iniciativas estão campanhas de sensibilização para o gerenciamento de resíduos sólidos, a consolidação do projeto Canecodrómo nos serviços assistenciais, visando o uso mínimo de copos descartáveis, revitalizações de espaços públicos e recuperação de áreas degradadas. Além disso, o instituto tem investido na produção própria de mudas de plantas medicinais e alimentícias, na implantação de hortas em parceria com a Educação, bem como na promoção da educação ambiental e nutricional.

Um exemplo criativo de sustentabilidade adotado pelo INTS é o uso de caixas de sucos consumidos pelos pacientes do serviço CAPS Adulto, que são reaproveitadas para a produção de mudas no viveiro de plantas.

Essas ações do INTS destacam o comprometimento da instituição com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade, evidenciando a importância da conscientização e do engajamento de todos os envolvidos na busca por um futuro mais saudável e preservado.