Os colaboradores das 26 Unidades Básicas de Saúde – UBS´s da região SACA, em São Paulo, participaram de uma reunião no dia 24 de junho com objetivo de fortalecer a Cultura de Qualidade. Sob a liderança de Taneide Lago, gerente corporativa de qualidade e compliance do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), o “Momento Qualidade” fez parte da programação do “dia D”, dia destinado à realização de treinamentos para o processo de acreditação, utilizando a metodologia da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essa ferramenta foi desenvolvida para auxiliar as organizações de saúde na avaliação de seus processos e na identificação de melhorias, com foco na segurança do paciente.
A metodologia de acreditação se baseia na avaliação e análise crítica, que determina, de forma construtiva, se o processo de gestão utilizado pela organização avaliada está em conformidade com os padrões definidos no instrumento de avaliação, conhecido como Manual Brasileiro de Acreditação. Em breve, as 16 unidades da SACA serão submetidas ao processo de acreditação.
Dado o pouco tempo disponível para reunir todos os colaboradores, foi estabelecido o dia D com um cronograma de treinamentos. O Momento Qualidade foi realizado para abordar a estrutura do Sistema De Gestão da Qualidade, os novos documentos publicados, , a política de qualidade, a importância do mapeamento de processos e riscos, a padronização dos documentos a serem utilizados pelas Unidades da Região SACA, além de reforçar a identidade institucional, incluindo missão, visão e valores. Taneide também enfatizou a importância da padronização e controle dos documentos.
Sobre a padronização dos documentos e processos, Taneide ressaltou sua relevância, ao afirmar que é através da padronização que se mantém um padrão de execução na prestação dos serviços, respeitando as especificidades de cada área.
Tudo isso para que o padrão de serviço prestado pelo INTS seja constantemente melhorado. Assim, a organização segue sua Política de Qualidade, fornecendo serviços de gestão, assistência e promoção da saúde, buscando a satisfação de pacientes, contratantes e demais partes interessadas, por meio do cumprimento dos requisitos legais, regulamentares, estatutários e da busca contínua pela melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.