Hospital Municipal Guarapiranga forma 15 auditores internos em treinamento de qualidade e auditoria em saúde

28 de junho de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, o Hospital Municipal Guarapiranga, em São Paulo, sediou um treinamento de Auditor Interno, capacitando 15 profissionais para aplicar processos de auditoria na unidade. O curso abordou diversos módulos relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade, Qualidade em Saúde, Ética na Auditoria e Protocolos de Segurança do Paciente.

Sob a orientação de Gleydson Vieira, Gestor de Qualidade da unidade e Especialista em Auditoria em Saúde e Acreditação Hospitalar, os participantes foram instruídos sobre os diferentes tipos de auditores, o papel do auditor interno, a importância da gestão documental e os níveis de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Além das aulas teóricas, o treinamento incluiu uma dinâmica para fomentar o trabalho em equipe e destacar a relevância da continuidade dos Planos de Ação. Os participantes também tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de auditoria na prática, por meio de uma auditoria teste realizada durante o treinamento.

Ao final do programa, Gleydson Vieira expressou sua confiança nos auditores recém-formados e destacou os benefícios que o treinamento trará para o Hospital Municipal Guarapiranga. Ele ressaltou que, além da melhoria contínua inerente ao processo de auditoria, os auditores agora têm um maior entendimento das áreas de atuação de seus colegas de trabalho dentro da unidade. Segundo Vieira, compreender os processos de Qualidade, Segurança do Paciente e Auditoria é um passo fundamental para alcançar a excelência na prestação de serviços de saúde.

Com a conclusão bem-sucedida deste treinamento, espera-se que o Hospital Municipal Guarapiranga, sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), fortaleça ainda mais sua cultura de qualidade, aprimorando constantemente seus processos e garantindo a segurança e bem-estar dos pacientes.