Uma ação articulada com a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal, oferece às gestantes uma visita guiada às instalações da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), conhecendo toda a logística de atendimento multidisciplinar disponível, desde a recepção até a alta médica. A partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em articulação com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maternidade , foi montado um cronograma semanal, sempre às terças-feiras, que visa atingir todas as unidades que oferecem o pré-natal na capital.

“Aqui nós explicamos detalhadamente todo o procedimento, quais os documentos, quais os exames e encaminhamentos médicos que a gestante precisa trazer para o atendimento. Bem como as regras para visitação, acompanhantes e a eventual permanência na unidade em caso de necessidade”, explica a referência técnica em Serviço Social da MMLN, Glícia Moreira, que recepciona as futuras parturientes.

Após percorrerem as instalações do térreo, onde funcionam as enfermarias de estabilização e os leitos Pré Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), as gestantes conhecem os demais pavimentos e os serviços que são oferecidos, a exemplo do Banco de Leite, que oferece suporte 24 horas em caso de necessidade. “É feita uma explicação detalhada de todo o processo de estímulo à amamentação, a importância desse processo para a mãe e o recém-nascido, o acompanhamento para instruir, sobretudo às mães menos experientes, quanto à pega do bebê na mama e as posturas mais adequadas, bem como todo o suporte para os casos em que a mãe esteja impedida de amamentar”, detalha a enfermeira Mariana Cavalcanti, resposável pelo Banco de Leite na unidade.

De forma semelhante, é realizada uma explicação detalhada de toda a cobertura vacinal que é oferecida aos recém-nascidos, que já saem com o calendário vacinal completo para esta fase, bem como os exames preventivos. “Alertamos às mamães quanto aos cuidados em obedecer o calendário vacinal durante toda a evolução do bebê, explicamos sobre eventuais reações e buscamos desmistificar algumas dúvidas que elas apresentam, ressaltando sempre a importância da vacinação”, enfatiza a enfermeira Verônica Barreto.

Informação
Para a gestante Suzana Santana dos Santos, que está chegando à 39ª semana de gestação do seu segundo filho, foi muito importante receber todas essas informações sobre o atendimento oferecido na MMLN. “É muito tranquilizador conhecer um atendimento desse nível. Profissionais muito experientes nos informando e conduzindo todos os processos. E é muito importante estar tranquila e segura para um bom parto”, assegura a gestante que vem fazendo o seu pré-natal na UBS Augusto Franco, no conjunto Augusto Franco, que foi a unidade que enviou as gestantes nesta terça-feira, 27.

O marido da gestante, o comerciário Jonatas Fernandes dos Santos, também expressou a sua satisfação em poder acompanhar a visita e constatar a estrutura física e os serviços oferecidos. “Eu tinha ouvido falar dessa estrutura e, realmente, é impressionante. Uma unidade com estrutura completa e serviços que atendem a todas as necessidades e até cartório. Isso facilita nossa vida nesse momento que é a chegada de um filho. Fiquei muito satisfeito em poder conhecer toda essa estrutura por dentro”, afirma.

A logística para a visitação inclui, ainda, o transporte que é realizado por uma van da Secretaria Municipal da Saúde, que vai buscar e levar as gestantes em suas respectivas unidades.