No mês de junho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizou uma ação para conscientizar sobre a importância da doação de sangue.
Junho é o mês em que é celebrado o “Junho Vermelho”, uma data definida no calendário nacional com o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e atrair mais doadores regulares. Essa iniciativa é em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.
A doação de sangue é um ato de solidariedade que verdadeiramente salva vidas. Cada bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro pessoas, e esse gesto simples e rápido faz toda a diferença. “Doar sangue é um ato de cidadania”, afirma Marcos Souza, Coordenador de Enfermagem da UPA.
Apesar dos avanços da medicina, ainda não existe um substituto para o sangue. Por essa razão, sempre precisamos de doadores. Pacientes com doenças crônicas, como anemia falciforme, pacientes oncológicos, pessoas que sofreram acidentes e outros, todos eles têm potencial para receber sangue e dependem da ajuda desses voluntários para sobreviver”, ressalta Marcos Souza, Coordenador de Enfermagem da UPA.
Ao longo do “Junho Vermelho”, a equipe do Serviço Social da UPA de Itaquaquecetuba realizou diversos eventos informativos com o objetivo de sensibilizar os pacientes, seus acompanhantes e também os colaboradores que, diariamente, testemunham a necessidade de transfusões sanguíneas.