SACA: UBS Jardim Selma vence concurso com iniciativa sustentável e reutilização de água

29 de junho de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

A UBS Jardim Selma, localizada na região do SACA, em São Paulo, e administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), conquistou o primeiro lugar no concurso de melhores ações sustentáveis com a campanha “Nosso futuro é verde”, desenvolvida pelo próprio Instituto. Durante os dias 22 e 23 de junho, as Unidades Básicas de Saúde, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), realizaram diversas atividades com colaboradores e o público externo para promover a conscientização ambiental e a sustentabilidade.

A iniciativa vencedora da UBS Jardim Selma foi a instalação de três reservatórios de água conectados às saídas dos aparelhos de ar-condicionado, visando captar a água que vaza e reutilizá-la na irrigação da horta da unidade e na limpeza das áreas comuns. O Agentes de Promoção Ambiental (APA) da UBS foi responsável pela implementação do sistema, que proporcionou economia financeira e o uso consciente desse recurso indispensável. Os reservatórios incluem um galão de 90 litros, um galão de 50 litros e um galão de 20 litros, totalizando uma média mensal de captação de 300 a 400 litros de água.

Além dessa ação, foram realizadas outras atividades como reciclagem de materiais, criação de ecobrinquedos, ecomúsica, gincanas, diálogos de sensibilização, descarte correto de medicamentos e maquete do ecossistema. Uma comissão composta por membros das equipes de Comunicação, Qualidade e um representante da diretoria foi responsável por selecionar os vencedores deste concurso especial. Os resultados dos três primeiros colocados foram divulgados na quinta-feira (29), por meio do INTS News, canal de notícias do instituto.

A UBS Jardim São Jorge conquistou o segundo lugar com o projeto “Ecobrinquedos”, que ofereceu uma oficina de criação de brinquedos utilizando materiais recicláveis, demonstrando as grandes possibilidades de brincar de forma sustentável. Já o terceiro lugar foi para a UBS Jardim São Carlos, que apresentou o tema “Jogo Ambiente Amigo”, um jogo de tabuleiro humano com perguntas e respostas sobre o meio ambiente, no qual a penalidade por uma resposta errada era a realização de uma atividade física conduzida por um profissional responsável.

O INTS parabeniza e agradece a todos os envolvidos nessas iniciativas sustentáveis. A valorização dessas ações é fundamental para construirmos um futuro verde e o instituto incentiva a continuidade dos esforços nessa direção.

Ao total, participaram 12 unidades. Você pode conferir mais detalhes das ações vencedoras e conhecer as outras ações realizadas abaixo: 

UBS/ESF JD. NOVO PANTANAL – Tema: Ecomúsica
Oficina de reciclagem com as crianças do grupo Tagarelas (composto por crianças com transtorno fonológico, alteração no uso funcional de linguagem e comunicação), na qual foram abordadas questões de conscientização quanto ao uso do lixo, possibilidades de reutilização e estímulo ao brincar, criatividade e interação social. A oficina ocorreu por meio da musicalização e confecção de instrumentos musicais, seguida pela produção de brinquedos recicláveis. Materiais utilizados: 20 garrafas PET de 2L e 200 mL, 10 embalagens de Danone, grãos (arroz, milho, feijão).

UBS/ESF SÃO JORGE – Tema: Ecobrinquedos
Ação realizada em conjunto com a equipe de Odontologia na EE Desembargador José Cavalcanti Silva, na qual a APA (Agentes de Promoção Ambiental) e ACSs conduziram uma oficina de ecobrinquedos, destacando as grandes possibilidades de criação e diversão por meio de materiais que seriam descartados.

UBS/ESF MATA VIRGEM – Tema: Ecossistema em (des)Equilíbrio
A Unidade elaborou uma maquete para exposição na sala de espera, com o intuito de elucidar dois cenários: de um lado, um ambiente preservado; do outro, um ambiente em desequilíbrio devido às ações humanas e seu impacto na saúde. Também foram distribuídos sacos plásticos biodegradáveis e foi apresentado o tempo de vida e decomposição do material em questão.

UBS/ESF JD. APURÁ – Tema: Descarte de Medicamentos
A farmacêutica e a APA da Unidade realizaram, na sala de espera, uma ação para reforçar à comunidade que a UBS é um ponto de coleta de medicamentos e embalagens correspondentes, enfatizando que o descarte inadequado resulta na poluição do solo e da água.

UBS/ESF JD. CIDADE JÚLIA – Tema: Informativo sobre o blister
A APA proporcionou ao grupo do Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMG) uma sensibilização sobre o descarte adequado das embalagens blister, ressaltando o impacto no meio ambiente e a importância dos Agentes de Promoção Ambiental para a preservação da saúde pública e do planeta. Também foram apresentados dados que reforçam que a divulgação da informação é uma ferramenta eficiente e benéfica para todos.

UBS/ESF JD. SELMA – Tema: Captação da água do ar-condicionado
O APA da UBS instalou 3 reservatórios de água conectados à saída do ar-condicionado, com o objetivo de captar a água para utilização na rega da horta da Unidade e na limpeza das áreas comuns. São eles: 1 galão de 90 litros, 1 galão de 50 litros e 1 galão de 20 litros. No total, é captada uma média de 300 a 400 litros de água por mês, gerando economia financeira e promovendo o uso consciente desse recurso.

UBS/ESF VILA APARECIDA – Tema: Coleta Seletiva
A APA e a Nutricionista da Unidade realizaram uma explanação na sala de espera com os pacientes sobre a importância da coleta seletiva, indicando quais elementos são recicláveis e fornecendo informações por meio de um QR Code sobre os dias e horários da coleta seletiva em suas residências. Ao término da explicação, observou-se um usuário consultando o sistema.

UBS/ESF JD. AEROPORTO – TEMA: A importância do contato com a terra
Ação de sensibilização para os pacientes da Unidade acerca do correto descarte de lixo e da importância do cultivo de plantas para a saúde mental e o bem-estar. Para fomentar essa proposta, foram distribuídas um total de 80 mudas variadas em copinhos reutilizados, incluindo alface, manjericão e rosas de jardim.

UBS/ESF JD. NITERÓI – TEMA: Compostagem Takakura
Foi apresentado aos pacientes da UBS o método de compostagem chamado Takakura, que pode ser implantado em pequenos espaços e, além de reduzir a geração de resíduos orgânicos, resulta em um fertilizante natural em apenas 40 dias. Esse método não produz odores desagradáveis, e a UBS dispõe desse recurso para sensibilizar os colaboradores quanto ao descarte correto de resíduos.

UBS/ESF JD. SÃO CARLOS – TEMA: Jogo Ambiente Amigo
Ação realizada em conjunto com os profissionais: APA, ACSs, Educador Físico, Nutricionista, Médica da Família e conselheiro gestor, envolvendo os pacientes adolescentes que praticam atividade física às sextas-feiras. Foi proporcionado um jogo de tabuleiro humano com perguntas e respostas sobre meio ambiente, no qual a penalidade por uma resposta incorreta era a realização de uma atividade física conduzida pelo profissional responsável. Ao final, tanto a campeã como os demais participantes receberam brindes como incentivo para uma alimentação saudável. As perguntas foram elaboradas em materiais reutilizáveis e continham curiosidades e conhecimentos técnicos.

UBS/ESF JD. LARANJEIRAS – TEMA: Sensibilização sobre Reciclagem
Sensibilização sobre reciclagem e descarte adequado dos resíduos com o grupo de crianças da Unidade. Na ocasião, para tornar a atividade lúdica, os Agentes de Alegria estiveram presentes, contribuindo para a prática educacional.

UBS/ESF JD. VILA IMPÉRIO II – TEMA: Sensibilização sobre Reciclagem
Gincana realizada com os pacientes do Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família – NASF, com o propósito de conscientizá-los sobre a separação dos resíduos.