Projeto “Cuidando de quem cuida” levou atividades terapêuticas para 243 colaboradores em Salvador

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Os colaboradores do Hospital Manoel Vitorino (HMV), UPA Brotas, Hospital Espanhol e Sede do INTS tiveram a oportunidade de relaxar o corpo e a mente ao participar do projeto “Cuidando de quem cuida”. As unidades, que são geridas pelo INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, continuarão recebendo o projeto mensalmente, com três sessões no HMV e duas sessões nas demais unidades.

O objetivo do projeto “Cuidando de quem cuida” é promover o relaxamento físico e mental dos colaboradores, melhorar a qualidade de vida no trabalho, auxiliar na concentração e na produtividade, além de diminuir o estresse e a ansiedade. Para alcançar esses objetivos, o projeto oferece atividades terapêuticas como Massoterapia, Auriculoterapia, Reflexologia Podal e Ventosaterapia. No mês de junho, 243 colaboradores foram beneficiados.

A ideia para o projeto surgiu a partir do sucesso das mesmas atividades terapêuticas realizadas durante a Semana da Enfermagem. O Hospital Manoel Vitorino (HMV) observou uma melhoria no clima da unidade após os colaboradores participarem dessas terapias, o que levou à criação do projeto “Cuidando de quem cuida” para que as atividades pudessem ser realizadas com mais frequência. O projeto foi inicialmente implementado no HMV e posteriormente expandido para as outras unidades pelo IRSI.

Os voluntários do IRSI – Instituto de Responsabilidade Social do INTS são os responsáveis por proporcionar esses momentos de relaxamento aos colaboradores. Um voluntário em destaque é Edelaudio Cruz, que possui deficiência visual e realizou quick massage e reflexologia podal nos colaboradores da UPA Brotas. Ele ficou feliz por se sentir valorizado e contribuir para o projeto, e nós do INTS estamos felizes em promover a inclusão desse voluntário. Edelaudio já está inscrito e animado para participar das próximas ações do projeto.

As terapias são realizadas após uma avaliação do colaborador, levando em consideração eventuais contraindicações para cada uma delas. Ao chegar ao local, o colaborador preenche uma ficha de cadastro com informações básicas, problemas de saúde, medicamentos em uso e sua pressão arterial é aferida. Dessa forma, é verificada a saúde do paciente e indicadas as terapias adequadas.

O INTS enfatiza a importância de cuidar daqueles que cuidam diariamente de tantos pacientes, direta ou indiretamente. Essas práticas, que proporcionam momentos de relaxamento, concentração e inspiração, funcionam como uma “válvula de escape” para o estresse e a tensão do dia a dia. Os colaboradores podem participar acessando o link de reserva de horários, que é divulgado nos canais de comunicação do INTS.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais