Gestão de Conflitos é destaque no primeiro módulo do PDL – Programa de Desenvolvimento de Liderança 2023

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

O Convention Center da sede do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, em Salvador, foi palco na última quinta-feira (20) do primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Liderança 2023 (PDL). Com o tema “Gestão de Conflitos”, o evento, organizado por Zeni Silva, Coordenadora de Melhoria Contínua do RH, reuniu a média liderança da sede do INTS, incluindo supervisores e coordenadores. A palestrante convidada, Itana Torres, sócia fundadora da Inspirar Consultoria e Desenvolvimento Humano, proporcionou valiosas reflexões e soluções para enfrentar desafios cotidianos e aprimorar o papel de liderança.

Zeni Silva enfatizou a importância da temática escolhida, destacando que a gestão de conflitos é uma competência essencial para os gestores, pois conflitos são inevitáveis e precisam ser abordados de forma construtiva. A participação dos líderes no evento foi avaliada como excelente, proporcionando a todos um momento de pausa para refletir sobre questões muitas vezes negligenciadas no dia a dia.

Itana Torres, em sua apresentação, trouxe considerações fundamentais para o gerenciamento assertivo de conflitos. Ela ressaltou a relevância das decisões tomadas diariamente pelos líderes, que muitas vezes podem afetar a vida dos outros e gerar divergências. A palestrante enfatizou a importância de buscar um ponto em comum para atender às principais expectativas, especialmente a dos pacientes, clientes finais do INTS.

Comunicação como peça-chave.

Itana também destacou a importância da comunicação eficiente, especialmente em tempos pós-pandemia, onde as informações fluem constantemente, e cada indivíduo recebe e interpreta as orientações de maneira única. Essa disparidade na interpretação pode gerar conflitos. A palestrante ressaltou que a comunicação deve ser uma prioridade constante e estar em constante renovação para resolver conflitos de maneira assertiva.

Indicações valiosas:

Ao final da palestra, Itana deixou algumas indicações valiosas para os líderes interessados em aprofundar o conhecimento sobre gestão de conflitos e comunicação eficiente:

  • “Transformação de Conflitos” – Livro escrito por John Paul Lederach;
  • “Comunicação Não Violenta” – Livro escrito por Marshall Rosenberg;
  • “Unlocking Us” – Podcast de psicologia e autoajuda apresentado por Brené Brown;
  • “Atlas do Coração” – Série de Brené Brown.

O primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Liderança 2023 no INTS trouxe à tona a relevância da “Gestão de Conflitos” para aprimorar as habilidades dos líderes. Com a presença inspiradora de Itana Torres, os participantes foram incentivados a refletir sobre dilemas cotidianos e buscar soluções construtivas para potencializar suas abordagens frente aos desafios. A comunicação eficiente também foi destacada como peça-chave para evitar conflitos e garantir um ambiente de trabalho harmonioso. Com as indicações literárias e de conteúdo deixadas pela palestrante, os líderes do INTS estão prontos para aplicar seus novos aprendizados em suas atividades diárias, buscando um crescimento contínuo e assertivo.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais