Em uma iniciativa que busca conscientizar e prevenir acidentes de trabalho, a UPA Estadual (Unidade de Pronto Atendimento) de Feira de Santana UPA, administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou, na manhã desta quinta-feira, 27 de julho, uma ação educativa alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A atividade foi organizada pelo setor de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) e da Vigilância Epidemiológica da unidade e contou com a colaboração de diversas áreas, incluindo a participação do Centro de Hepatites, representada pelo enfermeiro Matheus Cruz.

Na manhã do evento, Matheus, profissional de referência do Centro de Hepatites do município de Feira de Santana, promoveu uma roda de conversa sobre os diversos tipos de hepatites, esclarecendo dúvidas e informando sobre os testes rápidos disponíveis para as hepatites B e C. A ação também contou com vacinação para a equipe da UPA.

De acordo com Emanuelle Cunha, enfermeira da unidade, a ação enfatizou a importância dessa ação conjunta: “Em nossa unidade, discutimos essa vertente de trazer principalmente aos colaboradores informações sobre as hepatites virais e quais são os tipos existentes. Além disso, buscamos a conscientização sobre o mês e o dia de Prevenção dos Acidentes de Trabalho, já que nas unidades de saúde, os principais acidentes envolvem materiais perfurocortantes, nos quais as hepatites podem ser transmitidas”, enfatizou Emanuelle.

Durante todo o mês, a UPA Estadual enfatizou a importância de medidas preventivas para evitar acidentes no ambiente de trabalho, com destaque para o uso adequado dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), o cumprimento das normas de segurança, a participação em treinamentos, atenção nas atividades ocupadas, a comunicação de incidentes e o conhecimento dos envolvidos em cada tarefa ocupada. Para incentivar a cultura da prevenção, a equipe manteve diariamente um quadro com a quantidade de dias sem acidentes de trabalho, além de criar murais com fotos dos colaboradores utilizando os EPI’s em momentos de treinamentos, reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e outras situações relacionadas à segurança no trabalho.

“A ação educativa teve como objetivo levar aos trabalhadores da UPA informações relevantes e atualizadas sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças associadas, como as hepatites virais. Ao educar e capacitar os profissionais de saúde, a unidade busca garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para toda a equipe, destacando a importância de prevenir acidentes e cuidar da saúde integral de seus colaboradores”, concluiu Neidiane Matos, técnica de segurança no trabalho.