Em um avanço significativo para a reabilitação motora, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Cidade Ademar, sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), em São Paulo, recebeu em janeiro de 2023 um dispositivo de realidade virtual chamado NIRVANA. Além do CER III Cidade Ademar, outros Centros Especializados em Reabilitação do município também foram agraciados com esse recurso, através de uma doação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

Desenvolvido para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva em pacientes com desordens neuromotoras, o NIRVANA é um dispositivo médico inovador que acelera o processo de recuperação, proporcionando uma experiência de tratamento imersiva e altamente eficaz. O sistema utiliza a realidade virtual para criar um ambiente realista, onde estimula a função motora prejudicada de cada paciente.

Uma das principais vantagens do NIRVANA é sua capacidade de adaptar os exercícios às habilidades recém-adquiridas do paciente em tempo real. Com base em estimulação neuro-sensorial, o sistema ajusta automaticamente o nível de dificuldade de cada atividade para garantir que seja apropriada para a capacidade do paciente. O dispositivo possui um conjunto de exercícios cientificamente validados, que podem ser personalizados para atender a diversas categorias de pacientes, abrangendo diferentes idades, condições físicas e cognitivas.

De acordo com Vanessa Nakamura, gerente do CER III, o NIRVANA é um recurso complementar valioso para as terapias já realizadas pela equipe de reabilitação. O dispositivo pode ser indicado para pacientes que precisam trabalhar aspectos como destreza manual, coordenação motora, equilíbrio, ganho de amplitude de movimento, estimulação cognitiva e outras habilidades. O uso do NIRVANA é integrado ao Projeto Terapêutico Singular de cada usuário, garantindo uma abordagem personalizada e eficaz.

A chegada do NIRVANA representa um marco importante para a reabilitação nos Centros Especializados em Reabilitação do município de São Paulo. A doação da SMPED possibilitou que mais pacientes se beneficiassem dessa tecnologia avançada, oferecendo novas perspectivas de recuperação e bem-estar para aqueles que necessitam de tratamento neuromotor.

A Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo desenvolveu um Protocolo Clínico que orienta o uso do NIRVANA nos Centros Especializados em Reabilitação, garantindo que a tecnologia seja aplicada de forma adequada e segura, maximizando seus benefícios na jornada de reabilitação dos pacientes. Com essa inovação, a reabilitação motora dá um importante passo rumo a um futuro mais promissor para aqueles que buscam recuperar sua funcionalidade e qualidade de vida.