Discutir possibilidades de interação e articular o acolhimento das gestantes atendidas pelo projeto “Bebê Luz”, executado pelo Instituto Mariana Moura nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Maria Diná Menezes, situado no bairro 17 de Março. Este foi o objetivo de uma reunião entre a diretora geral, Rita de Cássia Leal,a equipe multidisciplinar da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), e a coordenadora do projeto “Bebê Luz”, Isabela Alcântara.

O projeto é mantido por voluntários e, entre outras atividades, oferece um curso de corte e costura para a produção de enxovais infantis que são distribuídos entre as próprias gestantes do bairro. “Elas participam das oficinas de corte e costura que são ministradas pela professora Gilvanete e, além de produzirem esses enxovais que ajudam as gestantes da própria localidade, aprendem um ofício que proporciona a geração de renda e a inclusão produtiva”, explica a coordenadora.
Ainda segundo Isabela, a interação proposta pela equipe multidisciplinar da maternidade representa uma conquista importante para os propósitos do projeto. “A chegada da maternidade foi um divisor de águas aqui para a comunidade. As mães que já foram atendidas falam muito bem do cuidado que receberam. Nós temos aqui uma carência muito grande de informação. E o que foi proposto aqui é muito importante no processo de acolhimento dessas mães”, registrou a coordenadora.

Já a diretora geral da MMLN, destacou que o conceito de atendimento multidisciplinar proporciona um ciclo de difusão de informação que pode colaborar muito com o processo informativo dessas mães, mesmo antes delas chegarem à maternidade. “Nosso ciclo de abordagem passa, além da Emfermagem e da Medicina, pela Psicologia, pela Fisioterapia, pela Nutrição, pelo Serviço Social e pela Fonoaudiologia. Toda essa cadeia de informação está a serviço da parturientes e, como iniciativas como essa, atendem à outra premissa nossa que é a interação com a comunidade local”, reiterou Rita de Cássia Leal.

Nesse sentido, já foi agendada para a próxima terça-feira, 22, uma visita das gestantes na unidade, onde serão apresentadas ao ciclo de atendimento da maternidade e às informações correlatas aos serviços oferecidos.
Também acompanharam a visita os profissionais que são as Referências Técnicas (RT´s) em Psicologia, Guilherme Melo; Fisioterapia, Mayara Agripino; da Nutrição, Greice Milena Reis; a coordenadora Multidisciplinar, a fisoterapeuta Layra Dantas e da biomédica Carla Silva, que compõe a estrutura da Biomedicina, além da equipe da Secretaria Municipal da Saúde que atua na unidade.