O Dia do(a) Psicólogo(a), 27 de agosto, foi marcado por uma surpresa no Hospital Metropolitano, sob gestão do pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), em Lauro de Freitas. Na manhã desta segunda-feira, 28, as psicólogas da unidade foram surpreendidas com um café da manhã com direito a bolo, salgados, doces, balões e sacola de lembranças. A comemoração contou com a participação da gerente operacional, Marianna Cerqueira.

“Ser psicóloga é mudar a vida de pessoas, trabalhar em equipe e esse cuidado também se estende à família. Essa atuação no contexto hospitalar nos fornece, inclusive, além do cuidado com a saúde mental, um trabalho integrado com a equipe multiprofissional”, resumiu a Responsável Técnica (RT) do serviço de Psicologia do Hospital Metropolitano, Marina Brandão, que preparou a surpresa para a equipe.

Funcionando de segunda a sábado, das 7 às 19h, o serviço de Psicologia do Hospital Metropolitano é formado por quatro profissionais – Daniela Joviniana, Julianna Mascarenhas, Nathália Lopes e Marina Brandão. O setor está localizado no térreo da unidade, no Eixo Azul, próximo à Emergência, e, além do atendimento a pacientes e familiares, acolhe também os colaboradores do hospital, com encaminhamento para a rede externa, caso necessário.

“Procuramos sempre reforçar a importância desse cuidado psico-socioassistencial, que vai do cuidado com o corpo e alcança também as questões referentes ao adoecimento dentro da instituição hospitalar. Nosso papel é trabalhar com a tríade: paciente, família e colaborador”, acrescentou Marina.

Recursos Humanos

Além do serviço de Psicologia, outro setor que também conta com a atuação de profissionais formados na área é o de Recursos Humanos, que é coordenado pela psicóloga Vanessa Matos.