Uma importante iniciativa tomou forma na Unidade de Pronto Atendimento 24h de Oropó, em Mogi das Cruzes, SP, durante o mês de agosto. A Campanha do Agosto Lilás, uma mobilização nacional em prol do enfrentamento à violência contra a mulher, encontrou solo fértil na UPA Oropó, sob a gestão do renomado INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde.

A campanha assume um papel fundamental ao proporcionar um ambiente de acolhimento e incentivo para que as mulheres possam denunciar toda e qualquer forma de violência que enfrentem. Sob a égide do Instituto, a UPA Oropó orquestrou uma série de ações e divulgações dedicadas a essa causa imperativa.

Nos corredores da unidade, cartazes de conscientização foram afixados, marcando um claro protesto visual contra a violência de gênero. Um gesto simbólico, mas poderoso, para ecoar a mensagem de repúdio a tais atos. Além disso, uma abordagem terna e motivacional foi adotada, permitindo que indivíduos deixassem mensagens de encorajamento para as mulheres que lutam contra as cicatrizes da violência.

Uma etapa educativa também se revelou essencial nesse movimento. Um vídeo elucidativo, desvendando mitos e verdades enredados na teia da violência doméstica, foi compartilhado entre os colaboradores da unidade. Segundo o artigo 5º da Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher abarca toda ação ou inação calcada no gênero, resultando em morte, lesões, sofrimento físico, sexual, psicológico, bem como prejuízos morais e materiais.

Os números assustadores em torno da violência de gênero e feminicídio no Brasil conferem uma urgência ainda maior a essa campanha. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 lançou luz sobre um crescimento alarmante em todas as formas de violência contra a mulher em 2022. Os feminicídios ganharam destaque, com um aumento de 6,1%, ceifando a vida de 1.437 mulheres unicamente por sua condição de gênero. E, para além das tragédias fatais, os registros de agressões no contexto de violência doméstica escalaram em 2,9%, totalizando 245.713 casos; as ameaças também ampliaram-se em 7,2%, engendrando 613.529 casos.

Nesse cenário delicado, o compromisso do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) com a vida, bem-estar e dignidade das mulheres ganha relevância inquestionável. A Campanha Agosto Lilás na UPA Oropó não só marca um passo crucial na batalha contra a violência de gênero, mas também enaltece uma sociedade desperta e vigilante, atenta às necessidades e direitos das mulheres, construindo um ambiente seguro e solidário para todas.