Primeira Jornada Interativa da Região SACA é marcada pela disseminação de políticas institucionais do INTS

20 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

No último dia 02 de setembro, a Coordenação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), na Região Saca, em São Paulo, realizou com sucesso a primeira Jornada Interativa, como parte da campanha de “Acreditação ONA”. O evento teve como objetivo disseminar políticas institucionais de forma prática e esclarecedora para os colaboradores, marcando uma importante fase no processo de Acreditação nos padrões da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

A Jornada aconteceu nas instalações da Universidade de Santo Amaro (UNISA), que disponibilizou 09 salas de aula e 02 auditórios durante a manhã de sábado. Isso permitiu que o evento fosse um sucesso, oferecendo um ambiente propício para a troca de conhecimento.

O público-alvo do evento foi composto pelos colaboradores das unidades UBS Chácara Santo Antônio, UBS Jardim Aeroporto e UBS Jardim Miriam II e UBS Jardim Umuarama, todas sob gestão do INTS, que estão em processo de Acreditação nos padrões da ONA. Participaram também os gerentes de todas as unidades da Região Santo Amaro e Cidade Ademar (SACA).

No auditório principal, ocorreu a abertura do evento, que contou com atividades interativas, sorteios e brindes oferecidos pelos Agentes da Alegria. Além disso, foram apresentados diversos temas relevantes, incluindo Estratégias (Políticas Institucionais e a relação das áreas administrativas com os serviços de saúde), Governança Clínica, Qualidade e Segurança do Paciente, Biossegurança, Facilities, Financeiro, Informação, Comunicação e Responsabilidade Socioambiental.

Durante o evento, os responsáveis pelas estações apresentaram diretrizes, fluxos, procedimentos e protocolos relacionados a políticas de Acolhimento, Emergência, Consulta Médica, Visita Domiciliar, Exames, Medicamentos, Procedimentos, Imunização, Saúde Bucal, Grupos e Equipe Multiprofissional, Farmácia, CME e SAME.

O público foi dividido em duas turmas, totalizando 14 grupos, e todos os espaços mantiveram-se ativos simultaneamente do início ao fim do evento. Em formato de circuito, os grupos da Turma 01 visitavam as estações, trocando de espaço a cada 10 minutos, sem repetição de estação, enquanto a Turma 02 assistia às palestras no auditório. Em um momento de grande harmonia, a equipe organizadora realizou a transição de público nos espaços, movimentando 268 pessoas ao mesmo tempo, sem qualquer problema.

A equipe de apoio foi essencial para o sucesso do evento e era composta por 40 colaboradores de todos os setores da Coordenação INTS SACA. Eles desempenharam diversas funções, como credenciamento, recepção, apoio em auditório e estações, entrega de kits lanche, transporte de pessoas, entrega de certificados, configuração geral dos espaços, guias de estações, entre outras.

Dentre os presentes, destacam-se importantes membros da Coordenação INTS SACA, incluindo Roberson Kitamura, Diretor Técnico, César Damazio, da Gerência Executiva, Roselia Lessa, Supervisão Técnica de Saúde, e Renata Ginez.

A primeira Jornada Interativa marcou um passo significativo no compromisso da Coordenação INTS SACA em disseminar conhecimento e fortalecer as políticas institucionais em prol da excelência no atendimento em saúde.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais