Nesta semana em que o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) completa dois meses de gestão do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, a Diretoria Médica da unidade promoveu uma iniciativa que, já nessa primeira edição, trouxe resultados positivos. É o “Café com a Diretoria”, um encontro mensal com a equipe multiprofissional de saúde que atua no hospital e que visa reconhecer o trabalho desenvolvido e promover uma aproximação, ainda maior, com a gestão.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Foi com essa reflexão do livro O Pequeno Príncipe que o diretor médico da unidade e idealizador do projeto, Leonardo Azevedo, abriu a primeira edição do Café com a Diretoria. Realizado no auditório, o encontro também contou com as presenças do diretor geral do hospital, Ricardo Bricidio, e do diretor médico nacional do INTS, Murilo Marques.
“No nosso caso, enquanto profissionais da área de saúde, somos responsáveis por aquilo que construímos, que fazemos pelo bem e pela vida do nosso paciente. Essa é a nossa responsabilidade. Eu confio no potencial dessa equipe e agradeço a cada um pelo empenho”, agradeceu o diretor médico Leonardo Azevedo.
As práticas que o INTS vêm implantando no hospital desde que assumiu a gestão são facilmente percebidas pela equipe e também foram abordadas durante o Café. Uma delas é a implantação do diarismo nas enfermarias, o que permite um acompanhamento diário e contínuo da evolução do paciente. “Com a chegada do INTS, agora somos diaristas, e não mais plantonistas, o que faz com que possamos acompanhar mais de perto a evolução clínica do paciente”, aprovou a médica Carine Vilarins.
Uma outra prática implantada pelo INTS é a reunião de alinhamento. “Está sendo dada uma atenção às unidades. Isso mostra o compromisso e a preocupação em realizar um trabalho de qualidade. Estamos felizes em sermos ouvidos”, percebeu o coordenador de enfermagem das UTIs 5 e 6, Eudson Lima.
Trabalho em equipe
Durante o encontro, o diretor geral do Hospital Metropolitano, Ricardo Bricidio, destacou a importância do diálogo e do trabalho em equipe e aproveitou para já sugerir o tema do próximo Café.
“Aqui é uma engrenagem: todo mundo é importante e precisa saber como é que fazemos a gestão do hospital. Vamos fazer uma apresentação das metas assistenciais e contratuais para que vocês entendam como funciona a gestão”, sugeriu o diretor geral.
O tema foi logo aprovado por toda a equipe multiprofissional presente. “Com esse contato mais próximo com a diretoria e com fluxos mais estabelecidos percebemos que temos uma gestão efetiva. Será importante para nós entendermos o fluxo do hospital, os custos, onde estamos inseridos e o que fazemos para ajudar a alcançar essas metas”, acrescentou a médica Carine Vilarins.
O diretor médico nacional do INTS, Murilo Marques, também participou do Café e reconheceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe nestes dois primeiros meses. “Nos ajudem a fazer do Hospital Metropolitano um grande hospital, não só fisicamente, mas de empenho e entrega para o nosso usuário final, que é o nosso paciente”, reforçou.