Nesta quinta-feira, 31 de agosto, o Regional Cast, promovido pelo Portal Gazeta Regional e apresentado pelo jornalista Jailson Nascimento, recebeu a Nutricionista Jéssica Cerqueira. Em uma conversa descontraída, abordaram diversos aspectos relacionados à Nutrição e Alimentação.

O papel do nutricionista, que tem seu dia comemorado neste 31 de agosto, nas unidades de saúde vai além do simples acompanhamento de dieta. Em casos de dieta enteral ou parenteral, por exemplo, comuns em quadros neurológicos ou quando o paciente não pode se alimentar de forma oral, é necessária uma abordagem completa para entender as necessidades desse paciente e fornecer o atendimento mais eficiente possível.

Jéssica Cerqueira, nutricionista especialista em terapia nutricional e nutrição clínica, e responsável técnica do INTS nas unidades de Itaquaquecetuba, detalhou um pouco sobre a atuação desse profissional nos centros médicos e enfatizou que a chamada “comida de hospital” desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente.

“Minha função é garantir que a qualidade dos serviços de nutrição oferecidos nas unidades do INTS em Itaquaquecetuba atenda aos padrões de qualidade estabelecidos pelas normas de saúde vigentes. Isso envolve supervisionar as equipes multidisciplinares formadas por profissionais responsáveis por garantir que o fluxo ocorra da forma adequada e que as ofertas alimentares sejam adaptadas às necessidades individuais dos pacientes. Além disso, mantemos um ambiente de trabalho que promove a excelência e o cuidado ao paciente, que é o nosso maior objetivo”, explicou.

Atualmente, o INTS em Itaquaquecetuba expandiu sua atuação para as unidades de urgência e emergência da rede SUS do município, incluindo o Centro de Saúde 24 horas, que atende ao público adulto e ortopédico, com mais de 52 mil atendimentos no segundo trimestre. Além disso, oferece atendimento especializado em pediatria no Centro de Saúde Infantil, com mais de 38 mil atendimentos, e na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que dispõe de clínica médica, ortopedia e pediatria, totalizando 55 mil atendimentos no segundo trimestre. Em média, cada unidade recebe mais de 15 mil atendimentos por mês.

O INTS é uma organização social sem fins lucrativos com foco na gestão pública em saúde, presente atualmente em diversos estados do Brasil, como Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Ceará.