Projeto Saúde Itinerante realiza 805 exames de densitometria óssea em agosto 

12 de setembro de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

Através do IRSI – Instituto de Responsabilidade Social do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), foram realizados 805 exames de densitometria óssea em Salvador, na Bahia. Com o Projeto Saúde Itinerante montado na Paralela, a população da capital baiana e região metropolitana teve acesso a este serviço de forma gratuita.

O objetivo principal do projeto é atuar na prevenção e diagnóstico precoce de doenças ósseas, como a osteoporose, que é uma doença que enfraquece os ossos, aumentando o risco de fraturas. O exame é indolor e seguro, permitindo detectar a perda mineral em estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo Raio-X. A duração do exame é de 5 a 15 minutos, dependendo da área solicitada.

A densitometria óssea é um exame simples, rápido e não invasivo que avalia a estrutura dos ossos. Semelhante aos de Raio-X, esse exame de imagem consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral, diagnosticando a osteopenia ou osteoporose.

Os públicos-alvo principais para esse exame foram: indivíduos maiores de 50 anos para rastreamento; indivíduos maiores de 50 anos com ocorrência de fraturas; adultos com comorbidades (artrite reumatoide, lúpus, espondilite e hipertireoidismo); mulheres acima de 65 anos; mulheres acima de 40 anos na transição menopausal e indivíduos em tratamento para osteoporose. As mulheres grávidas não podem realizar este tipo de exame.

Fabiana Leite, coordenadora do Projeto, enfatiza a importância desse exame para a prevenção e diagnóstico de doenças ósseas. “A osteoporose, por exemplo, é uma doença que enfraquece o osso, aumentando o risco de fraturas e potencializando suas consequências. Classificado como ‘padrão ouro’ para o diagnóstico, o exame de densitometria óssea disponibilizado pelo projeto permite detectar a perda mineral em seu estágio inicial, o que não é possível através de Raio-X”, afirma a coordenadora.

Fabiana ainda acrescenta que, com isso, damos à população a oportunidade de prevenção, diagnóstico e tratamento adequado para a doença, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.

Sendo assim, o INTS, através do IRSI e de seus projetos itinerantes, reforça a missão de promover e disseminar a saúde para a população menos favorecida e em situação de vulnerabilidade, de forma sustentável e socialmente responsável.