Ampliar o acesso à todas as alternativas para aperfeiçoar o atendimento ao público na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN). Esta é a premissa que inseriu nos conteúdos de capacitação da unidade a disciplina de introdução à Libras, a Língua Brasileira de Sinais, utilizada para a comunicação dos surdos no Brasil. Na tarde desta terça-feira,19, foi iniciada a primeira turma, contando com colaboradores de várias áreas da unidade.
De acordo com o professor e intérprete de Libras, Alex Soares, que é colaborador da maternidade, sendo o profissonal referência técnica em Radiologia, serão passados os conceitos inciais da Libras, que é uma língua oficial. “Libras tem seu uso autorizado no país como uma língua na modalidade visual-gestual, com léxico e gramática próprias”, lembra o profissional.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade, enfermeira Luciene Katrine da Luz, esta é uma ação que complementa a estrutura de atendimento da unidade e, por uma notável coincidência, um dos colaboradores é um instrutor qualificado para a iniciativa. “Descobrimos isso quando recebemos uma paciente surda e ele se prontificou a colaborar nessa abordagem, mostrando grande proficiência. Isso demonstrou que precisávamos nos ater a essa questão de formar esse efetivo habilitado a atender aos surdos”, destaca Katrine.
Colaboração
Esse primeiro contato com a Libras também contou com a participação de duas “nativas”, assim classificadas as pessoas surdas que fazem utilização da Libras, demonstrando a relevância e pertinência do tema. As irmãs Alana e Alice dos Santos Chagas, que são gêmeas, possuem graduação em Letras Libras, curso oferecido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em linguagem traduzida, falaram do seu orgulho em participar desse momento tão relevante na unidade.
A programação do curso se estenderá até a próxima sexta-feira, 22, completando a carga de 5 horas/aula, nesta primeira capacitação que envolveu colaboradores da recepção, portaria, maqueiros, equipe multiprofissional e equipe administrativa.
O que é Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi estabelecida, na Lei nº 10.436/2002 , como língua oficial das pessoas surdas. De acordo com o próprio termo, a Libras é utilizada somente no Brasil, assim como a Língua Portuguesa.
Pelo exposto em Lei, devemos pensar na Libras como um idioma de mesmo estatuto que o inglês, francês ou qualquer outro, sendo, assim, utilizada e reconhecida em seu país de origem.
Além disso, a Libras é uma língua de sinais e cada país possui uma linguagem para as pessoas surdas, como por exemplo: a “American Sign Language” (língua de sinais norte-americana); a “British Sign Language” (utilizada na Inglaterra); a “Lengua Española de Signos” (utilizada na Espanha); e a “Langue des Signes Française” (LSF) (utilizada na França).