Durante o mês de setembro é celebrado a campanha do Setembro Amarelo, dedicado para o combate e prevenção ao suicídio. Dentro da campanha também se discute as doenças, transtornos e distúrbios mentais, principalmente aqueles que podem causar suicídios, e promover debates sobre a importância da saúde mental na nossa sociedade.
Dentro desta campanha, As UPAs de Caucaia, no Ceará, gerenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizaram ações de conscientização com os colaboradores, adentrando a importância do cuidado com a saúde mental. Essas ações promovidas pelo INTS trazem o tema “Ainda Bem que Você Existe”, que tem como objetivo ressaltar que cada vida é única e valiosa.
Na UPA do Centro, a assistente social, Taís Madeira, orientou aos profissionais sobre boas práticas no ambiente de trabalho e a assistência psicológica oferecida pela rede municipal. Os colaboradores da UPA no bairro Jurema também participaram de palestras sobre a saúde mental, que durante três dias conscientizou os profissionais para a importância de manter o bem-estar mental. As unidades também contam com a Caixinha da Gratidão que incentiva os colaboradores a deixarem mensagens positivas e inspiradoras, seguindo a ideia de que cada pessoa diariamente pudesse retirar uma frase e refletir sobre o conteúdo.