Aniversário do Sistema Único de Saúde: 33 anos de história

29 de setembro de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

Em setembro o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 33 anos de existência. O sistema trouxe consigo seus princípios para o atendimento dos brasileiros e estrangeiros em território nacional, e atender a todos com tudo que precisam: desde campanhas de vacinação até grandes cirurgias, internações; mantendo foco na prevenção e pensando no ser humano como um todo, além de pensar no aspecto psicossocial dos pacientes.

Em 19 de setembro de 1990 foi assinada a Lei nº 8080 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, instituindo o Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

A fim de homenagear a data e as contribuições do sistema para o Brasil, foi realizado um episódio do podcast na Gazeta Regional com foco no SUS e na sua história, seus princípios e métodos. O podcast contou com a entrevistada Alessa Alves, gerente do Centro de Saúde Infantil de Itaquaquecetuba (CSI), gerenciada pelo Instituto Nacional de Saúde e Tecnologia (INTS), que trouxe respostas para as dúvidas em relação ao seu trabalho com o INTS bem como seu papel junto ao SUS.

A entrevista também ajudou a esclarecer sobre como o cenário da saúde era antes do SUS, sobre os tipos de unidades de saúde e quando procurar atendimento para cada uma, onde o SUS opera no Brasil e como o CSI opera dentro de Itaquá, além da importância do atendimento do sistema para a população. “Me sinto muito feliz, poder falar de como o SUS funciona. Por ser um tema tão importante e que permeia a vida das pessoas. O Podcast trouxe essa excelente oportunidade” comenta Alessa.