Como parte da campanha do Setembro Amarelo, um treinamento foi realizado na sede do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, em Salvador. Sob mediação de Cátia Maltez, o momento foi uma oportunidade para refletir sobre as emoções, sentimentos e aprender práticas para lidar com eles. A campanha do Setembro Amarelo tem o intuito de valorização da vida e busca pela saúde mental.
Cátia Maltez é Química, Aplication de Ressonância Magnética e Instrutora de Yoga. Ela começou o treinamento explicando a diferença entre emoções e sentimentos: as emoções são reações a estímulos internos ou externos, são instantâneas, automáticas e involuntária, envolve reações orgânicas e sensações pessoais. Já o sentimento, é a maneira como interpretamos as emoções, é a experiência que temos a partir de uma certa emoção e os sentimentos sofrem influência de experiências pessoais, memórias e crenças.
Ao decorrer do treinamento, Cátia explicou os diferentes tipos de sentimentos e emoções que existem, além de dar dicas de como lidar com elas: buscar caminhos alternativos que nos permita sair das prisões que as emoções nos colocam; ressignificar as emoções; treinar diariamente; usar a autoconsciência (requer coragem); pensar nas consequências de nossas atitudes; não responder imediatamente; pensar antes de reagir é vital e realizar orações foram algumas das dicas passadas.
Técnicas também foram apresentadas: yoga, mudras, respiração e Jin Shin Jyutsu. Essa última técnica consiste em envolver cada um dos seus dedos da mão que precisa de cura utilizando a outra mão, enquanto respira lentamente. Cada dedo tem ligação com uma emoção diferente: preocupação (polegar), medo (indicador), dedo do meio (raiva), anelar (tristeza) e mindinho (esforço). Na palma da mão encontra-se a energia vital.
Cátia relata alegria ao proporcionar esse momento: “eu vi o quanto foi bom para as pessoas e melhor ainda para mim, porque quem aprendeu mais hoje foi eu, com certeza. E eu senti um amor tão grande das pessoas. Eu senti um acolhimento muito grande de todas que participaram e foi uma experiência enriquecedora para mim. E achei que as pessoas participaram, todas estavam interessadas em ouvir, em aprender, em praticar. Então, eu fiquei muito feliz com isso.”
Edvalda Brito, Analista de Prestação de Contas do INTS, participou do evento e relata alegria em participar de um treinamento com um tema tão relevante. “O tema caiu como uma luva, não tive dúvidas que queria participar. Acredito que vou utilizar todas as técnicas no meu dia a dia, tanto na minha vida profissional, como na pessoal”, afirma a colaboradora.
Com isso, o INTS reforça a importância do autocuidado, de pensar sobre suas emoções, refletir sobre a origem dos seus sentimentos. A saúde mental afeta diretamente a qualidade de vida, pessoas prezam pela saúde mental geralmente experimentam relacionamentos mais saudáveis, maior satisfação no trabalho e uma sensação geral de felicidade. Por isso, além de praticar técnicas que auxiliam nesse cuidado, é muito importante a busca por cuidados médicos e psicológicos.