Como parte da campanha do Setembro Amarelo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas realizou uma série de iniciativas com o objetivo de enfatizar a importância da valorização da vida. Sob a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), a unidade se empenhou em disseminar informações e promover a conscientização para colaboradores através de ações como a ‘Caixinha da Gratidão’, brindes e palestras sobre o tema. O Setembro Amarelo é uma campanha de valorização da vida e cuidados com a saúde mental. 

No dia 20 de setembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) promoveu a palestra “Vidas Importam”, na qual foi conduzida pela Psicóloga Humanista Maria Adaildes e pelo psicanalista Pedro Teles, com o convite estendido a todos os colaboradores. O objetivo principal da palestra foi preparar a equipe para reconhecer a importância de buscar ajuda e oferecer apoio a quem necessita em relação a esse tema tão relevante. A iniciativa teve como propósito orientar os colaboradores a acolher tanto os pacientes quanto os colegas de trabalho, e conduzi-los a pedir ajuda nos locais específicos para cada situação. 

Ellen Barbara Silva Dos Santos, Presidente da CIPAA, afirma que “a maior relevância de promover a palestra com esse tema foi capacitar os colaboradores a procurarem ajuda sempre que necessário e saber também identificar, seja pacientes e até colegas de trabalho, que estejam precisando restabelecer essa saúde mental. Assim, possam ser reduzidos esses índices de suicídio, que são muito grandes no país”. Esse foi o primeiro evento promovido pela CIPAA 2023 da UPA Brotas, os eventos irão acontecer todo mês com temas diversos para orientar toda a equipe no intuito de capacitá-los para que possam conduzir da melhor maneira as adversidades da atualidade.  

Em 26 de setembro, os colaboradores da UPA participaram de outra ação em prol da valorização da vida, desta vez focada na conscientização sobre a depressão. Essa condição é uma das principais causas de comportamentos autodestrutivos nos dias atuais. A palestra, conduzida pela psicóloga Vanessa Cerqueira, especialista em psicologia clínica para adolescentes, adultos e idosos, teve como objetivo sensibilizar mais de 200 colaboradores diretos e indiretos para a importância da identificação e do tratamento adequado da depressão. 

Para Lida Minelli, nutricionista Clínica da UPA de Brotas, “ter a oportunidade de participar de uma palestra sobre saúde mental, me fez refletir e entender que precisamos cuidar da nossa mente e do nosso corpo por serem ferramentas vitais para encontrar o bem-estar e uma vida feliz, alimentando sonhos. Ser amável, viver em ambientes saudáveis, buscar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física e principalmente exercitar a nossa fé, estaremos preservando a saúde da mente, do corpo e da alma, ou seja, é ser feliz”. 

Ao longo de todo o mês, a UPA de Brotas também promoveu a ação da ‘Caixinha da Gratidão’. Uma caixa repleta de mensagens motivacionais foi disponibilizada aos colaboradores, permitindo que escolhessem e lessem uma mensagem por dia. Essa iniciativa visou proporcionar uma dose diária de motivação e estimular a reflexão sobre as mensagens selecionadas. 

O INTS reitera seu compromisso com a causa do Setembro Amarelo e com a valorização da vida e do bem-estar de seus colaboradores. Cuidar da saúde mental significa reconhecer que, embora os problemas e sentimentos desafiadores possam surgir, é fundamental possuir a resiliência e o discernimento necessários para enfrentá-los, buscando uma vida saudável, ativa e plena. Independentemente das dificuldades que surjam, sempre existirão oportunidades e possibilidades para superá-las.