Nesta terça-feira, 17, a tarde no Hospital Metropolitano foi divertida e com uma abordagem terapêutica diferente. Mais do que diferente, inédita no Hospital. Pela primeira vez na história da Unidade, que foi inaugurada em 2021 e desde julho deste ano é gerida pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), um Cão de Intervenção Assistida circulou pelas suas dependências, visitando pacientes que concordaram e demonstraram interesse em receber esta visita canina.
O Cão de Intervenção Assistida é Thor. Um labrador preto, com 7 anos, lindo, carinhoso, trabalhador e corajoso – seu único medo é de trovão. E por ironia do destino o significado do seu nome é “Deus do Trovão”. Thor é adepto da alimentação natural, adestrado e treinado para atuar em intervenções assistidas. A sua tutora, Paula Carneiro, é fisioterapeuta, o que também facilitou as abordagens a pacientes em ambientes hospitalares.
O Superintendente do INTS, Ian Cunha, admirador de animais, tutor de cachorros e defensor da humanização na saúde, é o padrinho deste Projeto e acompanhou de perto esta primeira visita de Thor ao Hospital Metropolitano.
E o que é uma Intervenção Assistida por Animais?
As IAAs – Intervenções Assistidas por Animais são intervenções estruturais com a participação de um animal, devidamente treinado para a função que irá exercer, podendo atuar nas áreas de saúde, de educação e no contexto social. E tem como objetivo promover benefícios terapêuticos para humanos, visando, também, o bem-estar do animal. É uma ação que deve ser confortável para o animal e para o ser humano. Assim nos explicou a fisioterapeuta Paula Carneiro, tutora de Thor e quem o acompanha nas visitas que são realizadas como ação profissional do labrador.
As visitas duraram em torno de 40min, para não cansar, nem estressar o animal. Thor usa uma roupinha própria, uma espécie de colete e uma coleira e guia especiais para o momento do seu trabalho em campo. Estes acessórios são identificados por ele como próprios para o seu momento de trabalhar, funcionando como parte do adestramento. O animal já reconhece que quando está paramentado com a sua vestimenta própria para o trabalho, é porque é hora de entrar em ação com a Intervenção Assistida.
Além do contato físico com os pacientes, ele entregou cartões com mensagens motivacionais impressas.
A primeira IAA feita por Thor foi em março de 2020, ao Grupo GNAP, de Reabilitação Domiciliar Especializada. Nestes três anos, seu currículo profissional cresceu e sua experiência enriqueceu muito. Já são dezenas de clínicas e hospitais que receberam suas visitas para intervenções a pacientes com diferentes perfis. O fato é que o saldo terapêutico é sempre positivo. O que tem enchido a agenda de Thor. Cuidadosamente administrada por Paula, para os dias de folga superarem os de trabalho.
O INTS que defende a bandeira da humanização em saúde e a pratica nas Unidades sob a sua gestão, traz mais uma ação humanizada, e esta agora com sabor e o amor fiel canino, para os pacientes do Hospital Metropolitano.
Com certeza foi uma tarde para ficar na memória dos pacientes e acompanhantes, equipe assistencial, gestores e, também, na memória de Thor. Porque para o cachorro, se uma visita a um lugar ou a alguém é suficiente para permanecer na memória do seu HD, imagine a realização de uma IAA… Thor não vai nos esquecer! E nós não esqueceremos de Thor.
Seja bem-vindo, Thor! O seu carinho está sendo muito esperado por todos nós.