A primeira unidade materno-infantil da rede municipal da capital sergipana, a Maternidade Lourdes Nogueira (MMLN), administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), completa seis meses de funcionamento. O equipamento foi inaugurado em 14 de abril deste ano e já é uma referência em atendimento de qualidade e assistência materno-infantil da região.  Nestes 180 dias de serviços prestados, a unidade já realizou 1.753 partos, sendo 1.079 partos normais e 674 cesáreos. Além disso, a Maternidade também já realizou 6.480 testes de triagem neonatal, 6.095 atendimentos de urgência e emergência e mais de 20 mil exames laboratoriais.

De acordo com a Secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, os números destes seis meses de funcionamento são positivos e demonstram a necessidade desta maternidade para a saúde pública de Aracaju e de todo o estado de Sergipe. “A proposta da Maternidade Lourdes Nogueira, desde o início, é de humanizar esse momento especial na vida das mulheres e das crianças. Nosso equipamento pratica o acolhimento em todas as fases do parto na vida das pessoas e, quando realizado de maneira humanizada, sendo ele natural ou cirúrgico, torna a experiência da família mais especial e prazerosa”, explica a gestora.

A maternidade é um equipamento de saúde porta aberta para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem se destacado pelo  atendimento humanizado e acolhimento às mães, bebês e familiares. No mês em que foi inaugurada, a unidade realizou 92 partos (62 normais/30 cesarianas), número que saltou para 259 em maio (157 normais/ 102 cesarianas); em junho, foram mais 272 partos (178 normais/94 cesarianas); em julho, 317 partos (193 normais/124 cesarianas); 329 partos em agosto (186 normais/143 cesarianas); em setembro, mais 330 partos (199 normais/131 cesarianas); e outubro, até o momento, já são mais 154 partos (104 normais/50 cesarianas).

“Essa maternidade é fruto de uma visão avançada de saúde pública e desenvolvimento humano, com instalações, métodos, processos e, sobretudo, um corpo de profissionais de saúde conscientes do seu papel transformador, que revelam índices impactantes, como os 8% de aprovação obtido na pesquisa interna realizada com os usuários na própria unidade”, enfatiza a secretária Waneska Barboza.

A MMLN tem um conceito de abordagem multidisciplinar, aliando diversas especialidades da Medicina e da Enfermagem,  Psicologia, Serviço Social,  Nutrição,  Fisioterapia,  Fonoaudiologia, e até a presença de uma unidade cartorial, que oferece a possibilidade do recém-nascido receber alta da unidade com a sua Certidão de Nascimento. Tudo isso formata um conjunto inovador na prestação dos serviços da Rede de Assistência à Saúde no município de Aracaju.

 

Aprovação da população

No dia 17 de abril, veio ao mundo a pequena Rhebeca, pesando 3,356kg, e medindo 48,5cm, o primeiro bebê nascido na Maternidade Lourdes Nogueira. Os pais são do município vizinho, Nossa Senhora do Socorro; a mãe, Gisandra Ferreira, de 34 anos, optou pela unidade em busca do atendimento humanizado de que tomou conhecimento sobre a primeira unidade materno-infantil pública municipal de Aracaju. “No dia 17 fui para minha consulta na UBS, lá senti algumas contrações e logo fui encaminhada para a Maternidade Lourdes Nogueira. Recebi um atendimento que me emocionou. Logo que vi as notícias sobre a inauguração dessa unidade, imaginei que seria um ótimo lugar para a chegada da minha filha, que foi homenageada com o nome de Rhebeca, que significa aquela que une. Unindo atenção, acolhimento e o olhar humanizado à população”, relata a mãe.

Para o pai de Rhebeca, Giliarde Tavares, a filha chegou para cumprir uma promessa de esperança. “Estávamos passando por um período muito difícil, eu não podia mais ter filho e minha esposa estava entrando num período de infertilidade. Rhebeca é luz e carrega isso por onde passa”, acredita ele.

 

Estrutura da MMLN

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira disponibiliza serviços de atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, atendimento de urgência com observação de até 24 horas. Além disso, são realizadas consultas com profissionais da atenção especializada, diagnóstico por teste rápido, exames de patologia clínica, exames radiológicos, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e tococardiografia anteparto.

 

A unidade possui atendimento 24h, todos os dias da semana.  Está localizada na Rua Procurador José Costa Cavalcante, 64, bairro 17 de Março. Para mais informações: (79) 3142-2776