Em alusão à Campanha do Outubro Rosa, a UPA de Brotas, administrada pelo Instituto Nacional de Saúde e Tecnologia (INST), também está promovendo algumas ações que promovem uma reflexão e conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar e tratar o Câncer de Mama. Desde o início do mês, foram fixadas, na estrutura da sede, imagens de asas de borboletas, que simbolizam transformação, força e alegria. Os colaboradores foram convidados a registrar fotos, junto às imagens, para compartilharem em suas redes, demonstrando apoio à Campanha.
No dia 18, os colaboradores também participaram de uma palestra com a Psicóloga Luane Neiva, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, que falou sobre a saúde mental e alguns comportamentos causados após o diagnóstico do Câncer de Mama. “Muitas pessoas diagnosticadas com a doença desenvolvem ansiedade e depressão. Além disso, a sua autoestima e sexualidade são afetadas. Podemos dizer que a campanha do Outubro Rosa salva vidas, já que durante esse período ocorre um maior número de mamografias realizadas e compartilhamento de alertas. São informações que promovem uma conscientização sobre a relevância da prevenção”, comentou.
A palestra foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade. Ellen Bárbara, Presidente da CIPAA, destacou a importância de abordar essas temáticas dentro da Unidade. “Esse é um assunto de extrema relevância e não podíamos deixar passar em branco. Aproveitamos um mês que simboliza o cuidado com o câncer de mama e convidamos a Psicóloga para palestrar e esclarecer todas as dúvidas dos colaboradores. Foram citados pontos importantes no tratamento da doença e do apoio familiar que faz toda a diferença. O cuidado emocional e apoio de um profissional é o caminho para o sucesso no cuidado clínico” disse.