A Campanha do Outubro Rosa também teve muita força e apoio no Hospital Municipal de Bertioga (HMB). A unidade, administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), preparou uma programação diversificada, com o intuito de conscientizar os colaboradores sobre a importância do autocuidado para a prevenção do Câncer de Mama. Durante todo o mês, foram realizadas palestras dinâmicas sobre a incidência do doença e rodas de conversa com especialistas. Entre os diversos temas abordados, estava a importância da detecção precoce, forma de realizar autoexame, sintomas e a vida após o diagnóstico.
Para conduzir as palestras, foram convidadas as Enfermeiras Camila Gaspar, Bianca Cristina, Raniele Paulino e Juliana Delfini. Além de divulgar muitas informações acerca da doença, prevenção e tratamento, o Hospital também preparou alguns momentos para elevar a autoestima feminina. Na oportunidade, as colaboradoras passaram por sessões de limpeza de pele e maquiagem. Ao final das atividades, receberam brindes e certificado de participação.
A enfermeira Raniele Paulino, Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, ensinou, na prática, como fazer o autoexame, através de um molde que simulava uma mama. Ela destacou a importância da ação para prevenir e combater o avanço da doença. “As ações educativas que ocorreram durante o mês de outubro, sobre prevenção ao câncer de mama, foram de extrema importância para que todas entendessem a importância de realizar continuamente o autoexame das mamas e se atentarem aos sinais e sintomas. Eu já tive um nódulo na mama. Então sei o quanto é importante a informação. Encontrei mulheres que também já passaram pelo diagnóstico. Isso me trouxe muito conforto, me senti acolhida ao ver que muitas mulheres passaram pelo mesmo”, disse ela.