As ações do Outubro Rosa tiveram excelentes resultados nas diversas unidades administradas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Em Itaquaquecetuba (São Paulo), um dos destaques foi o Ônibus Rosa, que ficou à disposição da população, com todo o conforto para a realização dos exames de mamografia. A ação, iniciada no mês de outubro,  já ultrapassou a marca de mil exames realizados. A unidade móvel busca alcançar pessoas com dificuldade de deslocamento e contribuir com redução da mortalidade decorrente do Câncer de Mama. O atendimento é gratuito e será feito até sábado (04 de novembro).

Além da estrutura moderna, o Ônibus Rosa tem acessibilidade e segue todas as normas da Vigilância Sanitária. O atendimento é feito através de distribuição de senhas. Após a realização do exame, a paciente recebe um protocolo e um QR Code para acesso ao exame com resultado, obtido no máximo 2 dias após consulta.  Os exames suspeitos ou com diagnóstico da doença, são encaminhados para a rede e solicitadas consultas de urgência. A Diretora Geral do contrato, Ana Patrícia Palma, destaca que os bons resultados são fruto da sólida articulação entre INTS e Secretaria local de Saúde, que possuem como missão a satisfação e bem-estar dos pacientes.

“Estamos muito satisfeitos com a ação. Essa parceria realizada junto a Prefeitura para alavancar a campanha do Outubro Rosa, está trazendo para as munícipes a oportunidade de realização do exame de mamografia, trazendo o viés aos outros contratos ao qual temos a ação de promoção a saúde. É de grande valia inclusive para suprir as demandas reprimidas da Secretária de Saúde, de fato, fazemos parte da saúde do município, não somente nos restringindo aos nossos contratos (CS, CSI e UPA)”, comentou.