Dando início às ações relacionadas com o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado na próxima sexta-feira, 17, a Coordenação de Neonatologia da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira proporcionou uma surpresa para as mamães dos bebês prematuros, que já estão na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca), com um “Dia da Beleza” nesta segunda-feira, 13. Contando com a parceria de um cabeleireiro e um maquiador, as mamães, que já estão, em média, há 60 dias na unidade, renovaram o visual e aprovaram a ação. Joiciele Gonçalves dos Santos, do município de Poço Verde, deu a luz à Emily Sophia no dia 16 de setembro. Prematura, com 28 semanas, a bebê precisou dos cuidados da UTI neonatal (UTIN), da Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco) e, com o adequado ganho de peso, chegou à Ucinca, onde o processo já envolve o contato pele a pele com a mãe e o pai. “Eu nunca imaginei que contaria com uma surpresa dessas numa maternidade. Foi um processo longo, muitos dias aqui e hoje, no dia que estou receber alta, já vou sair renovada”, comemorou.

De acordo com a coordenadora médica da Unidade Neonatal, neonatologista Manuela Santana, esta ação se enquadra nos protocolos do Ministério da Saúde no que se refere à “Delicadezas Utin” que prevê ações de cunho motivacional e de acolhimento para mamães e familiares. “Hoje, contando com a parceria do esteticista Léo Paraízo, estamos ofertando essa surpresa do dia de beleza que todas elas aprovaram. Essa programação culminará com o nosso Simpósio de Perinatologia, na próxima sexta, onde abordaremos diversos temas correlatos à prematuridade, suas implicações sociais, avanços e questões que precisam ser debatidas pela sociedade”, explica a coordenadora.
Outra mamãe que demonstrou toda a sua satisfação foi a moradora do bairro Santos Dumont, na capital, Vitória Emily de Jesus Santos, que deu a luz a Mikael, no último dia 13 de setembro. Prematuro, com 27 semanas de gestação, ele também necessitou dos cuidados especializados oferecidos na unidade para poder se desenvolver, ganhar peso e chegar à Ucinca. “Fiquei muito feliz, já que hoje também vamos receber alta e vou para a casa de visual novo, sem o rosto cansado destes 60 dias. Gostaria de agradecer a todos pelo tratamento que tivemos e por mais essa surpresa”, destaca.

Dia Mundial da Prematuridade
Desde 2011, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade com o objetivo de dar visibilidade a este problema, sensibilizar sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros e das suas famílias, conscientizar sobre a importância da vivência e dos cuidados específicos do sistema de saúde. A data também faz alusão à incorporação da cor rôxa, gerando a movimentação do “Novembro Rôxo”.