A UPA Estadual de Feira de Santana, administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), promoveu na manhã desta segunda-feira (27), uma ação alusiva ao Novembro Azul. Sob a condução do médico urologista, Dr. Antônio José, a iniciativa promoveu interatividade e informação, transformando-se em uma oportunidade única para abordar a saúde masculina, em especial a prevenção ao câncer de próstata.
Na abertura, o enfermeiro Iranildo Ribeiro ressaltou a importância de tratar deste tema, destacando que “cuidar da saúde é um ato de autocuidado e responsabilidade”. Suas palavras evidenciaram a necessidade de os homens se envolverem ativamente na preservação do câncer de próstata. O Dr. Antônio José trouxe dados preocupantes: “os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres”. Ele enfatizou que, ao contrário das mulheres, os homens visitam menos os médicos, evidenciando uma lacuna crítica no cuidado preventivo. Alertou que muitas causas dessas discrepâncias são preveníveis, destacando principalmente as doenças cardiovasculares, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), infartos agudos do miocárdio e diferentes tipos de câncer.
Dentre as neoplasias, o Dr. Antônio José direcionou a atenção para o câncer de próstata, ressaltando que 1 a cada 7 homens no Brasil será afetado por essa condição. Fatores como obesidade, ascendência afrodescendente e histórico familiar de câncer foram apontados como elementos que podem aumentar o risco. Ele ainda alertou para a crescente incidência de câncer de bexiga entre os homens.