Conscientizar e orientar sobre a prevenção do câncer de próstata foi a temática desenvolvida pelos colaboradores da UPA Jurema, unidade de saúde gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, no Ceará. A ação fez parte da campanha Novembro Azul incentivada pelo INTS para alertar a sociedade sobre a importância de manter os exames em dia e quais os sinais e sintomas devem ser observados.
Na recepção da UPA no bairro Jurema, na TV corporativa, um vídeo educativo foi transmitido para os pacientes e colaboradores com informações sobre a doença, sintomas, dados de mortalidade, fatores de riscos e medidas de prevenção e tratamento. A ideia de abordar o assunto logo na entrada da unidade foi uma estratégia para atingir o maior número de pacientes e acompanhantes. “A ação iniciou internamente com palestras e material informativo para os colaboradores, mas decidimos fazer a campanha também para os nossos pacientes e desta forma ampliar a informação e ajudar mais pessoas para prevenção e tratamento”, disse Airtes Rolim, gestora da unidade.
Com foco no público masculino foram realizadas palestras e roda de conversa para os colaboradores sobre a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata. Na ocasião os participantes receberam material informativo explicando sobre diagnóstico precoce e onde buscar assistência de saúde. O analista de prestação de contas da UPA, Victor Conde avalia a ação como uma oportunidade para obter conhecimento e quebrar o preconceito existente com a realização do exame. “A gente precisa colocar a nossa saúde como prioridade máxima, então esses momentos são necessários para quebrar o tabu que ainda existe sobre como o exame é realizado. Eu aprendi mais e pude compartilhar das informações com amigos e familiares”, disse.