Maternidade Municipal Lourdes Nogueira inicia procedimentos em busca da acreditação ONA

6 de dezembro de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

O alinhamento a um método nacional de avaliação e certificação que busca, a partir de padrões e requisitos previamente definidos, promover segurança e eficiência no segmento da saúde. Esse é o processo de “acreditação” para o qual foi iniciada uma sensibilização na manhã desta terça-feira, 5, com os colaboradores da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN). A ação na maternidade seguirá os parâmetros da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é a responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de segurança e qualidade em saúde no Brasil.

De acordo com a coordenadora de Qualidade e Compliance do INTS, organização social que gerencia a maternidade, Taneide Alves, a partir de agora se inicia um processo de detalhamento e motivação dos colaboradores para que todo o processo ocorra de maneira exitosa. “Esse é um passo muito importante para uma instituição de saúde recentemente inaugurada. Esse processo de acreditação vai representar, em todos os segmentos de atuação, um estímulo à busca incessante de qualidade e de aperfeiçoamento de todo o atendimento e prestação dos serviços de saúde aqui realizados”, explica.

Já a gerente de Qualidade Assistencial do INTS, Júlia Moscovits, esse processo, além de representar um avanço na ação da MMLN, representa a busca de objetivos que são referência nas demais unidades do país. “Essa acreditação que estamos buscando representará muito, não só para a maternidade, quanto para o INTS, que vem buscando incessantemente a melhoria dos processos e fortalecimento da qualidade que geram um melhor desfecho para todos os nossos pacientes. Acreditamos que a Maternidade Lourdes Nogueira terá êxito nessa nova conquista histórica”, concluiu.

A diretora Geral da MMLN, Rita de Cássia Leal, destaca o fato de uma unidade com menos de um ano de inaugurada já estar em busca de conquistas importantes para a certificação de seus procedimentos. “A busca de aperfeiçoamento já faz parte da rotina operacional aqui na maternidade. As atividades de educação continuada, diversos cursos e ações de capacitação demonstram que estamos no caminho certo para evoluir cada vez mais. Já temos mais de 2.200 partos, prestes a completar oito meses de funcionamento, escrevendo uma história revolucionária na assistência materno infantil da capital que essa acreditação vai ajudar a consolidar”, conclui.