CIPAA UPA PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE: O cuidar do psiquismo de pessoas que vivem com o HIV/AIDS

19 de dezembro de 2023

Confira também as nossas redes sociais:

Por conta da Campanha do  Dezembro Vermelho, que é o mês de conscientização para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a UPA de Brotas, administrada pelo Instituto Nacional de Saúde e Tecnologia (INTS), promoveu uma reflexão sobre a conscientização dos cuidados que devem ser adotados para prevenir as DST.
No dia 15 , os colaboradores também participaram de uma roda de conversa com a Selma Santiago, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicanalista, que falou sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e pincipalmente o cuidado da saúde mental que devemos ter com pessoa que convivem com o HIV, destacamos que o vírus HIV possui tratamentos eficientes que reduzem a carga viral e permitem que os portadores tenham uma vida sem transtornos.

Também foi realizada uma  roda de conversa sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Na oportunidade, também foi reforçada a importância da desmistificação dos preconceitos em relação à AIDS, as formas de contagio e o principais cuidados a serem tomados na convivência com pacientes soro positivo. Foi debatido o grande preconceito social, que acaba deixando muitos indivíduos bloqueados e acabam não procurando ajuda médica.

Selma Santiago ainda lembrou que a melhor forma de prevenção é por meio da conscientização. ” É preciso conscientizar através da educação.  Conscientização com programas educativos sobre alguns mitos e equívocos, e tratar com maior leveza o tema, dessa forma poderemos trazer essa população pra prevenção também. Essas campanhas de conscientização por mídias sociais, e importância de envolver o maior numero de pessoas no processo”, disse.

A palestra foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPAA) da Unidade. Ellen Santos, a Presidente da CIPAA, destaca que a intenção é abordar todo mês um assunto de relevância. ” Nosso intuito é sempre  esclarecer, orientar e proporcionar aos colaboradores conhecimento sobre os diversos temas, para que possam evitar doenças e ter  uma melhor qualidade de vida”, comentou.