A sede do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, em Salvador, recebeu uma visita ilustre na tarde do dia 19 de dezembro. Thor, um lindo labrador preto, de 8 anos de idade, levou alegria, amor e muita energia positiva para os colaboradores. Ele foi treinado para atuar na prática terapêutica de Intervenções Assistidas por Animais (IAA) e assim, faz visitas a hospitais e unidades de saúde para auxiliar pacientes em períodos de internação. Dessa vez, a visita foi administrativa, pois Thor passou pelos diversos setores do INTS,  promovendo momentos de muita descontração e carinho. 

Inclusive, Thor também é um colaborador do INTS. Com crachá e farda do Instituto, o labrador realiza visitas quinzenais aos pacientes do Hospital Metropolitano, de Lauro de Freitas, que está sob gestão do Instituto. Thor percorre as dependências do Hospital, espalhando simpatia entre os pacientes e colaboradores. Todas as visitas seguem as regras de segurança preconizadas pela Comissão de Humanização e pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da instituição. A responsável por Thor e por suas IAAs no HM é a fisioterapeuta Paula Carneiro, tutora do animal, que também espalha alegria, carisma e carinho por onde passa. 

Na sede, Thor cumprimentou a todos e ainda deixou mensagens natalinas. Ele encantava a todos com sua alegria e acompanhava os comandos de sua tutora. Em recompensa, recebia petiscos ao final de cada tarefa realizada. A felicidade contagiou todos os colaboradores, uma vez que Thor já era famoso na sede, graças às suas visitas frequentes ao Hospital Metropolitano. Todos aguardavam ansiosamente a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, tornando a surpresa ainda maior, pois a visita foi totalmente inesperada.   

Segundo Jaine Silva, Assistente Fiscal do INTS, foi gratificante, especial e emocionante a experiência de receber a visita do Thor, tanto para ela, como para os colegas de setor. “A iniciativa de trazer o pet, um cachorro adorável e carinhoso, é realmente encantadora. Fico feliz em saber que ele visita regularmente os pacientes do Hospital Metropolitano a cada quinze dias, e acredito que após essa ilustre visita, os pacientes ficam radiantes e felizes”, comenta a colaboradora. 

Clécia Costa, Assistente Administrativo, afirma que a surpresa foi inusitada, mas perfeita! “Os animais transmitem uma sensação gostosa, eu particularmente amo cães, sempre tive, e o Thor é uma fofura, educado, lindo e nos proporcionou uma tarde mais que deliciosa, leve e alegre. Mesmo após ele ir embora ficamos eufóricos. Gostaria muito que esses momentos se tornassem rotina, seria maravilhoso,” comentou a colaboradora. 

 

O que é a IAA?  

“Uma intervenção estruturada e orientada que incorpora animais com o propósito de obter benefícios terapêuticos para os seres humanos no âmbito da saúde, educação e em organizações sociais.” É desta forma que o INATAA – Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais define a IAA – Intervenção Assistida por Animal.  

Hoje com 7 anos, Thor trabalha desde os 3. Já é veterano em IAA e conhecido de alguns hospitais, clínicas e pacientes em cuidados domiciliares em Salvador. Paula Carneiro, sua tutora que o acompanha durante todas as visitas, frisa o quanto é prazeroso para o animal ajudar os pacientes. “Ele utiliza uma roupinha, coleira e guia especiais, quando vamos trabalhar. Diferentes das de passeio. O animal precisa de objetos que identifiquem o momento da ação. E quando nos aprontamos em casa para sair para o trabalho, ele já sabe e demonstra sua alegria.”

“Durante a pandemia, período em que não atuamos, ele olhava para os acessórios e para a porta de casa, com um olhar entristecido, como se pedisse para ir trabalhar” – nos informou Paula. É comum o questionamento sobre o possível cansaço do animal, estando num ambiente hospitalar. Exatamente por isso, a agenda de Thor é equilibrada com mais dias de folga do que de trabalho. Thor é um trabalhador satisfeito! Remunerado e compensado com petiscos, sorrisos e muita receptividade por parte de quem ele visita, durante o seu breve período de expediente que dura em torno de 50 min.