Entre os dias 12 e 19 de dezembro, foi realizado um treinamento para os membros da Guarda Municipal de Bertioga. O treino foi realizado como uma iniciativa do Hospital Municipal de Bertioga (HMB) e ministrado por Diego Alberto, gerente enfermagem do Hospital, e pelo supervisor de enfermagem Lucas Francisco. O treino foi realizado no espaço da SAMU regional de Bertioga e foi organizado em três turmas. Na oportunidade, foram passadas orientações sobre situações de OVACE (Obstrução das Vias Aéreas por Corpos Estranhos), que consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia, de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e de hemorragias.
O gerente de enfermagem, Diego Alberto, conta que durante o treinamento, foi possível testemunhar o comprometimento e seriedade dos profissionais. “Todos os participantes abraçaram a oportunidade de adquirir conhecimentos vitais para as situações de emergência. Esse treinamento foi de suma importância não somente para a guarda municipal de Bertioga como também para a saúde local. Visto que nesse período do ano, aumenta consideravelmente o quantitativo de ocorrências”, disse.
O supervisor de enfermagem Lucas Francisco também fez comentários positivos sobre o treinamento e benefícios que gera para a população. “Estou imensamente orgulhoso por ter contribuído na capacitação desses profissionais. Ao longo do treinamento tivemos um feedback positivo, que refletiu não apenas na eficácia do treinamento, mas também na importância do conhecimento nas situações de emergência”, relatou.