O mês de dezembro foi marcado por muita troca de conhecimento e integração no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, de Mogi das Cruzes, que está sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).  No dia 14, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), a equipe do SAMU foi convidada a ministrar uma palestra sobre primeiros socorros aos colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O treinamento de “Primeiros Socorros Básicos” ocorreu nas instalações da clínica AME, em Mogi das Cruzes. O público-alvo foi formado por funcionários de diversas áreas, incluindo administrativa, limpeza, fisioterapeutas, técnicos e enfermeiros, totalizando aproximadamente 30 participantes. 

Durante a palestra, foram abordados temas essenciais para situações de emergência, incluindo Reanimação Cardiopulmonar (RCP), engasgo, hemorragias, fraturas e convulsões. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprimorar suas habilidades em procedimentos que podem fazer a diferença nos primeiros minutos críticos após um incidente. 

A iniciativa demonstra o comprometimento do SAMU Mogi das Cruzes em promover a segurança e o preparo de equipes diante de eventualidades, reforçando a importância da capacitação em primeiros socorros no ambiente de trabalho. Hector Trevor, coordenador do Centro de Regulação de Urgências do SAMU (CRESAMU), ressaltou a relevância do treinamento. “É de suma importância este treinamento de primeiros socorros, tendo em vista que, em casos de emergência, o primeiro atendimento realizado nos primeiros minutos por pessoas comuns diminui o risco de morte e sequelas.”