Ainda na manhã do dia 1º de janeiro, nasceram os primeiros bebês das unidades sob gestão do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde. Às 6h11, a moradora do bairro Coroa do Meio, em Aracaju, Caitiana Jesus dos Santos deu à luz à bebê Sara, que é a primeira aracajuana nascida na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira em 2024. Pesando três quilos e 555 gramas, Sara veio ao mundo num parto acompanhado pela doula Ana Angélica Costa e por Cristina Oliveira, que é comadre da parturiente. Já no Hospital Municipal de Bertioga, o primeiro bebê do ano foi o Hayron, que nasceu às 10h21, com três quilos e 432 gramas e 48 centímetros. 

“Eu soube da Maternidade Lourdes Nogueira pela televisão e por conhecidas que tiveram bebê aqui e falaram muito bem. Além disso, a doula que me acompanhou na gestação também costuma orientar muitas mães a escolherem essa maternidade. Todo o atendimento foi muito bom, desde a recepção até a hora do parto e todos foram muito atenciosos. Só tenho a agradecer”, afirmou a mamãe Caitiana, que já tem um filho de 18 anos, e fez todo o pré-natal na UBS Hugo Gurgel, também no bairro Coroa do Meio.  

Referência 

A doula Ana Angélica complementou afirmando que a recomendação que faz às gestantes que acompanha se deve justamente à metodologia de atendimento da Maternidade Lourdes Nogueira. “Aqui, temos um modelo de atendimento que, além de incorporar a participação das doulas, também respeita as opções de escolha das mães, permitindo que os acompanhantes estejam presentes em todo o processo de atendimento. É uma maneira humanizada de acolher as parturientes nessa hora crítica do parto”, explicou.  

Dados de Atendimento 

Em 258 dias de funcionamento da Lourdes Nogueira, já nasceram 1.243 crianças do sexo masculino e 1.219 do sexo feminino, totalizando 2.462 nascidos vivos. Já são 69 municípios atendidos, sendo 60 de Sergipe, sete municípios da Bahia e dois de Alagoas.  

De Aracaju, são 1.660 partos (67,11% do total) – 631 cesáreas (18,03%) e 1.029 normais (61,96%). Já foram realizados 9.350 testes de triagem neonatal, 8.972 atendimentos de urgência e emergência (triagem neonatal) e 28.547 exames laboratoriais. 

O INTS deseja saúde e muitas felicidades para Sara, Hayron e seus papais.