Maternidade Lourdes Nogueira inicia ações voltadas à saude mental dos colaboradores dentro da campanha “Janeiro Branco”

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Uma ação voltada à construção de uma cultura de saúde mental, refletindo nas rotinas operacionais junto aos pacientes e acompanhantes, além de cultivar iniciativas mantendo um ambiente de trabalho atento a essas questões. Este foi o objetivo de uma iniciativa lançada na tarde da última quarta-feira, 10, na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira conectada com a campanha nacional “Janeiro Branco”, que preconiza os cuidados com saúde mental.

De acordo com a psicóloga Ana Caroline Rodrigues, uma das profissionais que atua na unidade e que foi a preletora deste momento, todos devemos nos manter atentos às questões que demonstrem alterações de comportamento no ambiente social, seja em casa, com familiares, e no trabalho, onde a maioria das pessoas passa boa parte do dia.

“Esta é uma questão que deve ser o foco da atenção de todos nós. A sensibilização da campanha busca justamente isso em nível nacional. Aqui, na maternidade, estamos criando os fluxos de atendimento direcionados aos nossos próprios colaboradores, paralelamente à assistência que já oferecemos para as todas as pacientes e acompanhantes, quando necessário”, explica a psicóloga.

 

Protocolo de Prevenção ao Suicídio
Além de apresentar os fluxos de atendimento psicológico que estão sendo ofertados aos colaboradores, os profissionais da psicologia falaram da importância de se despertar a atenção e o interesse por aquele colega que, muitas vezes, muda repentinamente de comportamento, aparenta estar depressivo, ansioso, apático, como um sinal de alerta a ser detectado e encaminhado adequadamente.

“Todos nós, profissionais de saúde, pela própria rotina, estamos suscetíveis a situações dessa natureza e é muito importante que a organização esteja habilitada a acolher e dar o devido encaminhamento a estas situações. Estamos montando esse fluxo que dá mais conforto e segurança para que nossos colaboradores tenham a atenção devida, quando necessitem”, reitera o profissional Referência Técnica (RT) em Psicologia, Guilherme Fernandes.

Para a farmacêutica Alessandra Aragão, colaboradora da unidade, esta é uma medida fundamental para beneficiar o ambiente de trabalho. “Saúde mental, hoje, é uma questão fundamental em qualquer ambiente. Esta é uma iniciativa muito importante para oferecer o acolhimento profissional nestas questões muito relevantes e que impactam no resultado de tudo o que fazemos. É se importar com a qualidade do ambiente de trabalho”, concluiu.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais