A telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à saúde, entre profissionais de saúde e entre médicos e pacientes. Ela já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas.

Visando promover a disponibilidade deste serviço para Suzano, a Secretaria de Saúde de Suzano, em parceria com o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, inaugurou no dia 15 de janeiro, na UPA 24 horas André de Abreu, no Jardim Revista, um novo serviço de telemedicina para psiquiatria. O atendimento online está sendo realizado de segunda a sexta, das 8 horas às 17 horas.

A plataforma digital conta com médicos psiquiatras que realizam o atendimento de aproximadamente 25 pacientes por dia, com uma média mensal prevista de cerca de 500 atendimentos. O serviço é oferecido para pacientes já cadastrados na Rede de Atenção Básica que precisam de atendimento em psiquiatria. A central de atendimento, toda informatizada, se encontra em uma unidade na própria UPA 24 horas, localizada no bairro Jardim Revista, na rua Guarani, número 200.

A diretora administrativa da UPA, Andressa Angelone, afirmou que a telemedicina é fundamental para deixar o SUS cada vez mais próximo da população. “Precisamos usar a tecnologia a favor da saúde da população. É exatamente o que estamos fazendo, sem perdermos nunca o olhar humanizado com cada um de nossos pacientes”, disse a diretora, que continuou com a motivação da ação. “A decisão de implementar a telemedicina surge da constatação da elevada demanda por atendimentos psiquiátricos nas unidades básicas, tornando-se essencial proporcionar conforto e assistência aprimorada aos pacientes. Agradecemos a todos os envolvidos por contribuírem para o sucesso desta iniciativa crucial para o bem-estar de nossa população e ampliando a assistência do município utilizando a tecnologia a favor da saúde da população sem perder o olhar humanizado com cada um de nossos pacientes.”