O Instituto Nacional de Saúde e Tecnologia (INTS) está, mais uma vez, apoiando a Campanha nacional do Janeiro Branco, que busca incentivar o cuidado com a saúde mental. Na manhã desta segunda-feira (22), a Psicóloga Chris Gomes realizou uma palestra sobre o tema, alertando os colaboradores e gestores sobre os hábitos necessários para manutenção do bem-estar individual e coletivo, formas de evitar distúrbios emocionais e obter uma melhor qualidade de vida. A palestra foi realizada na sede do INTS, e foi transmitida, através do TEAMS, para todas as unidades administradas pelo Instituto.
Entre os pontos abordados na palestra estavam a ansiedade, depressão, uso excessivo das redes sociais e a síndrome de burnout, causada pelo esgotamento no trabalho. A psicóloga chamou a atenção sobre a importância de gerenciar as emoções, saber encarar os momentos de tristeza e prezar pelo autocuidado. “Com essa onda de postagens em redes sociais, as pessoas sempre acham que a vida do outro é melhor. Aqui ali é só um recorte, não é a realidade. Temos que focar em nossa vida. A vida é uma constante transformação. Tem dias bons e dias ruins. Temos também que selecionar aquilo que a gente consome e com quem a gente se relaciona. É importante ter autocuidado. Autocuidado não é só skincare, nem malhação”, comentou.
Chris destacou também sobre a sua satisfação em ser convidada para falar de saúde mental no INTS. “Nos tempos atuais, é muito precioso para todos nós, e é com grande satisfação como psicóloga clínica ver cada vez mais esse tema como pauta relevante nas instituições. Falar dessa campanha que abre o ano dando sequência a todas as campanhas é sempre um prazer. Sabemos que o sofrimento psíquico, hoje, abrange um enorme contingente de pessoas. Então promover ações de reflexão e espaços de trocas como o proporcionado hoje é uma excelente via de cuidado e prevenção”, disse.
Os colaboradores vestiram branco para também mostrar apoio à causa e relevância do assunto. Logo após a palestra, o público presente também foi contemplado com uma atividade de relaxamento, conduzida pelo colaborador e fisioterapeuta Reinaldo Antunes. “Eu achei excelente a participação no sentido de que a atividade física ou exercício contribui no autoconhecimento. E só a partir do autoconhecimento que podemos alcançar o equilíbrio entre corpo e mente. Primeiro precisamos gostar de como somos para depois compartilhar amor para com o próximo”, afirmou o fisioterapeuta.
Caso queira assistir a palestra completa, basta clicar no link abaixo: