A campanha “Cuidar da mente, é cuidar da vida”, produzida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) para marcar o Janeiro Branco, mês dedicado à prevenção da saúde mental, ganhou as dependências do Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas e administrado há seis meses pelo INTS, e foi reforçada com a realização de duas ações.

Na primeira ação, promovida pelo setor de Recursos Humanos (RH), através da Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), o lembrete sobre o quanto a cuidar da saúde mental é importante foi fixado nos doces distribuídos como sobremesa durante o almoço dos colaboradores e acompanhantes dos pacientes. “Não deixe a saúde mental passar em branco”, dizia a tag da campanha e que foi grampeada nos doces.

Já na segunda ação, promovida pelo Serviço de Psicologia Hospitalar da unidade, as psicólogas foram, de setor em setor, para falar sobre saúde mental e emocional e também distribuíram laços brancos e mensagens motivacionais aos colaboradores.

“Pegando o embalo do início do ano, em que tudo é novo, começa de novo e as pessoas fazem promessas de mudanças, o Janeiro Branco chama a atenção para uma série de cuidados que todos devem ter com o mental e o emocional ao longo de todo o ano”, explicou a responsável técnica do serviço de Psicologia do HM, Marina Brandão.

Assim que abriu o papel da mensagem, a assistente administrativa do setor de Faturamento, Mônica Gama, revelou que veio na hora certa e, serviu, realmente, como motivação para este novo ano. “Comece agora a ser quem você quer ser daqui para a frente”, leu a colaboradora.

Já o também assistente administrativo do Faturamento, Dinoel Andrade, fez questão de colocar logo o laço branco em seu crachá e também se identificou com a mensagem escolhida. “Cada pessoa tem o seu tempo, não se compare aos outros. Valorize o que conquistou na sua própria velocidade”, concordou.