Em apoio à campanha de conscientização sobre a hanseníase, denominada de Janeiro Roxo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Império está realizando algumas atividades de prevenção e conscientização da população. Foram intensificadas as ações de busca ativa para identificar casos suspeitos da doença. A unidade também aproveitou a oportunidade para ampliar atividades de rotina, como a aplicação de vacinas e realização de testes rápidos de hepatites virais. A ação foi iniciada no dia 02 e segue até o dia 31 de janeiro.
Até o momento, 107 pessoas foram abordadas. Já foram realizados 83 testes rápidos de hepatite B, 83 testes rápidos de hepatite C e 1 caso suspeito de hanseníase está em investigação. Além disso, a UBS Vila Império realizou a distribuição de panfletos, para melhor orientar a população sobre os sinais e formas de tratamento da doença. O Enfermeiro Gilson Félix conta que a iniciativa, além levar serviços, tem o propósito de disseminar informações importantes. “As pessoas precisam ficar atentas aos sinais. A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. Então a nossa intenção é ampliar o acesso a essas informações”, comentou.
A doença
A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento.
É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.