UBS Jardim Niterói promove ação para campanha do Janeiro Roxo

26 de janeiro de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

No mês de janeiro, junto com a campanha do Janeiro Branco, as unidades do INTS também promoveram a campanha do Janeiro Roxo, em prol do dia 26 de Janeiro, que marca o Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase, uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele. Ela é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, em homenagem à Gerhard Henrick Armauer Hansen, médico e bacteriologista norueguês, que descobriu a doença, em 1873

Visando promover esta campanha, a Unidade Básica de Saúde Jardim Niterói realizou uma ação para a comunidade em prol da campanha. Acompanhados da enfermagem e agentes de promoção ambiental da unidade, foi feita uma ação de conscientização sobre a doença na comunidade, com foco na identificação de casos e a garantia de cuidados necessários para os pacientes.

A Enfermeira da NUVISA Vitória Carolina Oliveira, que participou da ação, relatou sobre a importância da conscientização sobre hanseníase. “Uma enfermidade que está presente na sociedade há muitos anos e que ainda possui estigmas na população é importante promover o conhecimento dos sinais e sintomas da doença e de conhecer e observar o próprio corpo, para iniciar o tratamento no início da enfermidade, para que possamos quebrar a cadeia de transmissão e assim erradicar a doença.”