A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brotas, em Salvador, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a 1ª Semana de Conscientização da Saúde Mental e Emocional, alinhada à campanha nacional do Janeiro Branco. O evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de janeiro, em prol da conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. 

A iniciativa teve início no dia 22, com um chá da tarde conduzido pela psicóloga Vanessa Cerqueira, abordando o tema “Inteligência Emocional”. No segundo dia, 23, a programação incluiu um “Dia da Beleza”, com a especialista Lucidalva Silv, que compartilhou dicas sobre o cuidado com a autoestima. 

No dia 24, a atenção voltou-se para o corpo, com a fisioterapeuta Débora Freitas ministrando orientações ergonômicas na ação “Cuidando do Corpo”. Encerrando a semana, no dia 25, as nutricionistas Aline Luquini e Kauiza Egas conduziram a palestra “Saúde e Bem-Estar: Como Ter uma Alimentação Saudável”. 

A colaboradora Ana Carolina Mercês afirma que “essa ação do Janeiro Branco foi incrível, propôs para nós, colaboradores, uma semana inovadora, com muita interação e aprendizado, foi uma ótima iniciativa.”  

Para a Gerente Administrativa, Claudiana Santos, foi extremamente gratificante ver o sorriso e alegria no rosto de cada colaborador ao realizar uma ação que foi pensada no bem-estar da equipe. “O Janeiro Branco veio para lembrar a importância de se cuidar o ano todo, e foi com esse objetivo que planejamos a 1° Semana de Conscientização da Saúde Mental e Emocional da UPA Brotas”, afirma a gerente. 

O evento não apenas reforçou a importância da saúde mental e emocional, mas também evidenciou o compromisso do INTS com o bem-estar não apenas dos pacientes, mas também de seus colaboradores. Ao promover atividades que abrangem diferentes aspectos do cuidado pessoal, a UPA Brotas reafirma seu papel na promoção de uma abordagem humana à saúde.