Os colaboradores do Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas, na Bahia, terão a oportunidade de relaxar o corpo e a mente com a implantação do projeto “Cuidando de Quem Cuida” na unidade. Previsto para acontecer a partir de fevereiro, o projeto é realizado pelo IRSI – Instituto de Responsabilidade Social do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde). 

O intuito é promover o relaxamento físico e mental dos colaboradores, melhorar a qualidade de vida no trabalho, auxiliar na concentração e na produtividade, além de diminuir o estresse e a ansiedade. Para alcançar esses objetivos, o projeto oferece atividades terapêuticas como Massoterapia, Auriculoterapia, Reflexologia Podal, Ventosaterapia, Massagem com Pedras Quentes, Cone Hindu entre outras terapias. 

Os voluntários do IRSI são os responsáveis por proporcionar esses momentos de relaxamento aos colaboradores. As terapias são realizadas após uma avaliação do colaborador, levando em consideração eventuais contra indicações para cada uma delas. Ao chegar ao local, o colaborador preenche uma ficha de cadastro com informações básicas, problemas de saúde, medicamentos em uso e sua pressão arterial é aferida. Dessa forma, é verificada a saúde do paciente e indicadas as terapias adequadas. 

Girlaine Pereira, Analista de Projetos do IRSI, destaca sua felicidade em poder levar o projeto para o HM. “Percebo em vários relatos de colaboradores que já participam das ações, de como faz diferença o dia de trabalho após receber uma massagem, da qualidade do sono no dia seguinte, melhora no humor, na produtividade, na relação interpessoal com os colegas de trabalho, melhoras nas crises de rinite e sinusite, entre outros resultados positivos. Isso é muito importante e satisfatório, afinal, mostra que estamos conseguindo atingir o objetivo do projeto. Acredito que o resultado no Hospital Metropolitano não será diferente!”, afirma a colaboradora. 

Com isso, o INTS destaca o cuidado por aqueles que desempenham diariamente o cuidado de inúmeros pacientes, seja de forma direta ou indireta. Essas atividades, que oferecem momentos de descontração, relaxamento e inspiração, funcionam como uma “válvula de escape” para as tensões do cotidiano. 

Em breve, a programação será divulgada para os colaboradores da unidade. As inscrições deverão ser feitas de forma antecipada, através de um link disponibilizado pelo IRSI.