SAMU Suzano promove curso de ventilação mecânica para os seus colaboradores

8 de fevereiro de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Entre os dias 07 e 08 de fevereiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU) de Suzano, em parceria com a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h- André de Abreu, promoveu um curso de ventilação mecânica para os seus colaboradores. A iniciativa teve o objetivo de capacitar os enfermeiros e médicos na aplicação eficaz da ventilação mecânica, abordando aspectos iniciais e casos mais complexos. As unidades, administradas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), buscam perfeiçoar os seus atendimentos e avançar em metodologias que garantem a segurança dos seus pacientes. O curso foi ministrado na base do SAMU e conduzido pela fisioterapeuta Andressa Prado, especialista em reabilitação nas unidades de urgência e emergência.

A ventilação mecânica tem por finalidade substituir ou auxiliar a ventilação através de uma pressão positiva nas vias aéreas do paciente. As aulas contaram com recursos audiovisuais, conteúdo teórico e dinâmicas em grupo. A idealização do treinamento nesse assunto foi do Núcleo de Educação Permanente ( NEP) do SAMU. O enfermeiro Jean Gois,  um dos organizadores da atividade, explica que o objetivo é sempre melhorar a segurança e qualidade da assistência. ” Temos vários tipos de ventiladores. Existem os fixos e os de transporte. Então é preciso que os profissionais entendam sobre o manuseio dos dois, funcionalidades, sempre atentos à segurança do paciente. Buscamos a excelência no atendimento e para isso, é preciso conhecimento”, disse.

A gestora da UPA Suzano, Andressa  Angelone, destaca que além de aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais, o treinamento contribui para a uma melhor qualidade do atendimento prestado. “O nosso objetivo é melhorar cada dia mais os nossos serviços. Reconhecemos a importância vital dessa formação para otimizar o atendimento a pacientes que necessitam de suporte respiratório e ventilatório, contribuindo para a excelência nos cuidados de saúde. Este curso não apenas fortalece nossa capacidade de resposta imediata, mas também fomenta uma cultura de constante aprendizado e aprimoramento profissional”, disse.