Após 2 anos de implantação, a ação de humanização do Hospital Dia Santo Amaro já é uma referência na área de saúde. O projeto envolve a celebração de momentos pontuais do período de internação dos pacientes. A ideia é promover experiências positivas e minimizar a tensão de uma internação hospitalar.

Entre as comemorações, está o dia do aniversariante e as altas hospitalares. As equipes de humanização se organizam para tornar o dia ainda mais especial. No aniversário, os quartos são decorados, são entregues bolos personalizados e cartões de parabéns assinados pela equipe.

Já para os momentos de alta, que é um marco significativo na recuperação de um paciente, é realizada uma cerimônia personalizada, reunindo a equipe de cuidados, junto com familiares e amigos para celebrar esta conquista do paciente. Junto com a cerimônia é entregue um cartão simbólico de superação, destacando as etapas alcançadas na estadia hospitalar, incluindo mensagens de toda a equipe envolvida.

A Gerente Assistencial do Hospital, Angélica Mendes, explica os cuidados tomados para a ação. “A gente foca bastante na nutrição, na psicologia e no serviço social. Justamente para entendermos o perfil social, as questões psicológicas e que tipo de dieta o paciente pode ter para esta festa realizada”, comentou.

A Supervisora de Nutrição, Giovanna Mitchiguian, também destaca a importância dessa ação. “Essas comemorações são especiais. Elas não apenas elevam o humor do paciente, mas também fortalecem a conexão entre a equipe de saúde, pacientes e seus familiares. O reconhecimento dos momentos de alegria e superação não só humaniza o ambiente hospitalar, mas também contribui para um processo de cura, reconhecendo a importância do bem-estar emocional na recuperação física”, disse.